O Acidente Vascular Cerebral (AVC) permanece a principal causa de mortalidade e morbilidade em Portugal, sendo que por hora três portugueses sofrem um AVC.

O Dia Nacional do Doente com AVC, assinalado a 31 de março, pretende consciencializar a população sobre os riscos, sintomas e fatores na sua saúde que deve estar atento e vigiar.

Para tal a Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP) reforça a importância de controlar as diabetes de modo a reduzir o risco de AVC. No território português, estima-se que 14,1% da população na faixa etária entre os 20 e os 79 anos tenha diabetes.

O alerta da APDP visa sobretudo realçar que a interação entre diabetes e AVC compreende efeitos nefastos na saúde, dado que o risco de AVC é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes.

Além disso a Associação avança que, apenas em 2021, um terço (31,4%) dos internamentos por AVC foram registados em pessoas com diabetes.

“Sabemos que a diabetes é um fator de risco no que diz respeito a complicações
cardiocerebrovasculares, como o AVC. Controlar a diabetes é, por isso, crucial para reduzir o risco de AVC e a sua gravidade, bem como para tornar a recuperação mais simples após um evento destes”, explica Rita Nortadas, especialista em Medicina Interna e Diabetologista Clínica na APDP.

Apesar dos fatores negativos, a especialista permanece otimista e confiante nos tratamentos médicos a longo prazo da diabetes, incidindo igualmente sobre o risco de AVC nos utentes.

De notar que como em qualquer diagnóstico existem fatores não modificáveis como a idade, género ou histórico familiar.

No entanto a maioria dos fatores de risco do AVC e diabetes são variáveis e sujeitos a controlo e alterações, como é o caso da tensão arterial, o tabagismo, a obesidade, o colesterol e o sedentarismo.

Por último, a especialista Rita Nortadas recomenda “adotar um estilo de vida mais saudável e cumprir a terapêutica prescrita pelo médico. Estas são ações que irão ajudar a controlar a diabetes e, consequentemente, reduzir o risco de AVC”.

Refira-se que visitas médicas regulares são importantes para a deteção e controlo precoce de possíveis patologias. Não descure a sua saúde e adote um estilo de vida são e sem riscos.

Veja também