Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
06 Out, 2022 - 15:38

7 melhorias que podem aumentar o valor da casa

Catarina Milheiro

Está a pensar em vender ou alugar a casa? Confira as melhorias que podem aumentar o valor da casa e comece já a ter ideias.

melhorias-que-podem-aumentar-o-valor-da-casa

Pensa em fazer algumas melhorias que podem aumentar o valor da casa? Se vai alugar ou vender a sua casa, então esta pode ser uma excelente opção para conseguir valorizá-la ainda mais.

A verdade é que por vezes, basta pintar as paredes da casa para parecer que entramos num ambiente totalmente novo e diferente, não é assim? Sem que exista a necessidade de investir muito dinheiro em materiais de construção ou em mão de obra.

E claro que este tipo de melhorias podem não só ajudá-lo a vender ou alugar mais rapidamente um imóvel, como ainda podem influenciar o preço de mercado da sua habitação.

Por isso, se o seu objetivo é remodelar a sua casa fazendo algumas melhorias, fique connosco e confira as nossas sugestões.

7 sugestões de melhorias que podem aumentar o valor da casa

Se pensa que para fazer melhorias que podem aumentar o valor da casa é preciso gastar muito dinheiro, engane-se. Há sugestões que podem mesmo ser feitas por si, sem que tenha que contratar outros profissionais. Tome nota.

casal casa nova
1.

Pintar as paredes

As paredes de sua casa têm cores diferentes e ousadas? Saiba que nem sempre os potenciais compradores partilham do mesmo gosto e por isso é importante pintar a casa com cores mais neutras.

Optar por branco, cinzento-claro ou beige passa por fazer uma escolha segura – não só conseguirá dar um ar de renovado à sua casa, como ainda obterá mais luminosidade em cada uma das divisões. Para além disto, estas cores podem ainda ajudar a casa a parecer maior.

Lembre-se que é crucial que quem visita a sua habitação, se sinta confortável e que se consiga imaginar a viver nela.

cores de tintas para paredes
Veja também Cores de tintas para paredes: as mais indicadas para cada divisão
2.

Coloque uma porta de entrada nova

Por vezes, a porta de entrada é mais importante do que pensa. Afinal, esta deve ser agradável esteticamente e demonstrar segurança.

Principalmente se se tratar de uma casa antiga, é natural que a porta de entrada também já tenha alguns anos e que esteja um pouco fora de moda. Se for esse o caso, invista na colocação de uma nova porta sem medos.

Prepare os materiais necessários e apenas contrate o profissional para fazer a instalação. Desta forma, conseguirá poupar algum dinheiro ao longo deste processo.

3.

Restaure os armários da cozinha

A sua cozinha está fora de moda e apresenta sinais de envelhecimento? A verdade é que as cozinhas são dos espaços mais apreciados pelos compradores em geral.

Assim, é essencial que invista nela como uma das melhorias que podem aumentar o valor da casa. Uma boa forma, rápida e eficaz para renovar a sua cozinha é restaurar os armários (que são os protagonistas, o local para onde todos olham à primeira vista).

Compre os pincéis, lixas (se os móveis forem de madeira) e uma lata de tinta e ponha mãos à obra. Verá que os armários mais básicos e antigos vão ficar um must na sua cozinha e claro, valorizar o seu imóvel.

pavimento de cozinha
Veja também Qual o melhor pavimento de cozinha? Saiba escolher
4.

Substitua as janelas

Uma das melhorias mais executadas por quem pretende dar uma lufada de ar fresco às habitações é a substituição das janelas. Esta é uma sugestão que vai de imediato dar um novo ar à sua casa, reduzir as contas da luz e aumentar ainda o valor de mercado.

No caso de as suas janelas serem bastante simples com portadas, por exemplo, pode economizar ao optar por contratar apenas um profissional para fazer a reparação.

Se as janelas de sua casa estiverem danificadas ou precisarem de vidros duplos, então talvez seja melhor pensar bem e decidir se este investimento um pouco mais alto vai ser um fator decisivo para quem comprar a sua habitação.

Ou seja, se forem necessárias muitas melhorias terá de repensar algumas para que consiga economizar o máximo possível. Pense naquelas que terão um maior impacto para o comprador.

5.

Tem espaço exterior? Adicione um deck

Qualquer pessoa gosta de um bom deck onde possa relaxar e divertir-se entre família e amigos. Por isso, a instalação de um deck é uma das melhorias que podem aumentar o valor da casa mais popular no mercado das renovações.

E o melhor disto tudo é o facto de poder ser instalado e mantido com um investimento mínimo, aumentando o valor do imóvel.

Se objetivo é poupar o máximo, a nossa sugestão passa por construir um deck a partir de madeira, em vez de apostar em composto. Depois da instalação só tem de se preocupar com a manutenção (que, por norma, é anual).

6.

Adicione mobiliário de exterior ao jardim

Se tem um jardim, aproveite para investir em algum mobiliário de exterior e torná-lo num espaço agradável para conviver. Atualmente, são inúmeras as pessoas que procuram casas com jardim para poderem usufruir com família e amigos.

Assim, é importante que adicione um ou dois sofás, uma mesa de refeições com as cadeiras e 3 ou 4 almofadas decorativas. Verá que para além de valorizar automaticamente o valor da sua casa, vai de imediato atrair a atenção de potenciais compradores.

móveis de jardim
Veja também Móveis de jardim: as escolhas perfeitas para decorar o exterior da casa
7.

Troque o corrimão das escadas

Para quem tem casas antigas, com divisões extremamente amplas e umas escadas com um corrimão desatualizado, esta pode ser uma excelente opção.

Mudar o corrimão das escadas pode mesmo fazer toda a diferença, principalmente se estas estiverem no hall de entrada ou na sala, por exemplo. O impacto visual vai ser totalmente diferente.

Pode optar por colocar um suporte em vidro (mais atualizado) ou um novo corrimão com linhas modernas e um design simples que não comprometa o resto da decoração.

Artigo originalmente publicado em Novembro de 2021. Atualizado em Setembro de 2022.

Veja também