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Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
18 Mai, 2018 - 13:38

No mês das cerejas, temos receitas, curiosidades e dicas

Mónica Carvalho

Chegou o mês das cerejas! Descubra tudo sobre este fruto tão desejado e esperado pelos portugueses, e desfrute da sua época sem perder pontinha de sabor.

No mês das cerejas, temos receitas, curiosidades e dicas

Maio só é maio se for a altura de desfrutar destas pequenas e suculentas delícias vermelhas. Saboreie o mês das cerejas sem perder pontinha de sabor com o nosso guia completo. Tudo o que precisa de saber sobre o fruto está aqui e, claro, temos sugestões de receitas para experimentar já hoje.

Tudo sobre a cereja: benefícios, propriedades, curiosidades e dicas

O aspeto delicado da cereja esconde um fruto delicioso, pleno em nutrientes saudáveis, antioxidantes e vitaminas essenciais, que o tornam numa excelente opção bastante saciante para um lanche.

Esta deliciosa fruta é utilizada na culinária há muito tempo, inicialmente com objetivos de meramente decorativo. Porém, a cereja possui também muitas propriedades medicinais, nomeadamente ao nível do sono, sendo um aliado completo no combate às insónias.

Este fruto é tão simbólico para alguns povos asiáticos que a sua árvore, a cerejeira, está associada ao samurai, e, noutras culturas, é sinónimo de sensualidade. Descubra mais sobre como aproveitar tudo o que o mês das cerejas tem para oferecer.

Benefícios da cereja

cereja

Pode ser difícil de imaginar que um fruto tão pequeno possa conter tantas coisas boas, mas é verdade. Confira todos os benefícios da cereja.

  • Possui propriedades anti-inflamatórias;
  • Ajuda a aliviar os sintomas de artrite;
  • Possibilita a redução de todos os fatores de risco para a doença cardíaca, incluindo a inflamação, gordura corporal e colesterol;
  • Possui cianidina, que é um poderoso antioxidante, que ajuda a reduzir os radicais livres, logo ajuda a prevenir o aparecimento de cancro, e auxilia no processo de diferenciação celular;
  • É uma excelente fonte de energia;
  • É um fruto rico em betacaroteno;
  • A cereja contem melatonina, uma hormona que ajuda a regular os ciclos de sono.

Propriedades da cereja

É durante o verão e início do outono que as encontramos com mais frequência, sendo uma das frutas mais apetecidas de todos. Doces e cheias de benefícios, as cerejas devem fazer parte de um regime alimentar equilibrado.

Nutrientes da cereja

Componentes / Quantidade por 100gr de cerejas:

  • Energia: 394 kcal
  • Proteína: 0,8gr
  • Carotenoides: 141mg
  • Carboidrato: 13,3gr
  • Ácido fólico: 5mcg
  • Gordura: 0,7gr
  • Cálcio: 14mg
  • Fibra: 1,6gr
  • Sal: 2,5mg
  • Vitamina A: 24mg
  • Potássio: 210mg

Dicas extra

Se costuma comer cereja e desperdiçar o caroço, saiba que estes têm imensas potencialidades. Pode secá-los e fazer chá. Esse líquido ajudará ajuda a combater infeções urinárias, pedras nos rins e vesicula biliar, ácido úrico e doenças reumáticas.

O problema das cerejas é que possuem um tempo curto para consumo. Para tentar prolongar, deve guardar as cerejas no frigorífico, sem lavar nem tapar.

Esta fruta é o snack perfeito e um poderoso aliado para perder peso, pois ajudam a eliminar toxinas e líquidos, têm poucas calorias e contêm fibra que sacia e ajuda a combater a prisão de ventre.

Qual é a época ideal para comer cerejas?

A apanha da cereja realiza-se entre a partir da segunda quinzena de maio e prolonga-se até ao final do mês de julho. Se gosta bastante desta fruta e deseja poder comer mais ao longo do ano, poderá comprar grandes quantidades, retirar os pés, lavar bem e congelar. Desta forma, aguentam até oito meses.

Maio é o mês das cerejas: espreite as nossas sugestões de receitas

cereja

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