Elsa Santos
Elsa Santos
22 Ago, 2022 - 13:45

9 dicas para organizar a mesa de trabalho

Elsa Santos

Independentemente de trabalhar em casa ou num escritório, a verdade é que a organização do espaço tem uma relação direta com a sua motivação.

secretária em escritório com computador e papéis em cima

Sente que todos os dias perde tempo à procura de papéis e outras coisas e enerva-se de cada vez que não consegue encontrar o que precisa para resolver determinada tarefa? Pois bem, é tempo de organizar a mesa de trabalho.

Um espaço de trabalho desarrumado causa stress e reduz a produtividade.

Explicamos-lhe por que é tão importante e dicas para conseguir organizar a mesa de trabalho. Vai notar as diferenças.

A importância de organizar a metade trabalho

Manter uma mesa de trabalho devidamente arrumada é muito mais importante do que possa parecer à primeira vista. Já reparou que no meio da confusão é difícil sentir-se bem ou pensar devidamente? Trabalhar também se torna bem mais complicado, ou mesmo impossível.

Uma mesa de trabalho desorganizada é sinónimo de perda de tempo, o que por sua vez implica menos produtividade e mais stress. No limite, pode comprometer a manutenção do seu emprego. E não, não é exagero.

Um profissional capaz de organizar a mesa de trabalho e de a manter assim, consegue cumprir as suas tarefas de forma eficaz, evita atrasos e não compromete o seu bem-estar. Além disso, uma secretária arrumada e limpa é sempre um bom cartão de visitas para superiores, colegas ou clientes que possa ter de receber no seu posto de trabalho.

secretária organizada

Benefícios

De uma forma mais sucinta, apresentamos-lhe alguns dos benefícios de organizar a mesa de trabalho:

  • Conforto e bem-estar;
  • Melhor gestão do tempo;
  • Segurança de documentos;
  • Mais produtividade;
  • Redução dos níveis de stress e ansiedade;
  • Reconhecimento da organização por parte de superiores, o que pode ajudar numa possível promoção;
  • Melhor ambiente de trabalho (resultado dos benefícios anteriores).

Convencido(a)? Então, prepare-se para dar o primeiro passo. Nós ajudamos nessa missão.

Organizar a mesa de trabalho: 9 dicas

1

Não adie

Comece já a organizar a mesa de trabalho. O primeiro passo é o mais difícil. Comece já. Caso a desarrumação seja muito grande, organize aos poucos, por áreas ou mesmo em dias diferentes.

2

Deite fora o que não tem utilidade

Lixo, revistas antigas, canetas estragadas, cartões de visita e todo o tipo de “tralhas” de que não precisa devem ser retiradas da sua mesa de trabalho.

3

Organize documentos

Organize todos os papeis e documentos de que precisa, separando-os por dossiers devidamente identificados com o assunto.

4

Faça um arquivo

Os documentos de que não precise de consultar com frequência ou os quais pretende apenas preservar podem ser arquivados num outro local que não a mesa de trabalho. Pode guardar o que já não precisa num armário, prateleira ou estante.

5

Menos é mais

Opte pelo minimalismo no que à sua mesa de trabalho diz respeito. Evite acumular seja o que for em cima do espaço de trabalho. Deixe ficar apenas o essencial. Outras coisas que possa precisar pontualmente, guarde dentro de uma gaveta. Não significa que não possa ter uma planta ou um desenho dos seus filhos, por exemplo, o que pode até dar-lhe um extra de motivação, mas fique-se por aí.

O espaço é de trabalho.

6

Use divisórias

Coloque divisórias dentro da(s) gaveta(s) de modo a separar diferentes objetos. Assim, vai encontrar o que precisa com facilidade.

7

Não abuse de papéis

Não encha a sua mesa e/ou o monitor do seu computador com post-its ou papéis avulso com lembretes. Opte por fazer uma lista diária das tarefas a cumprir num caderno exclusivo para o efeito ou num documento digital e vá riscando ou sinalizando cada ponto à medida que os vai realizando.

8

Identifique documentos importantes

É importante que organize e identifique tudo o que é importante na sua mesa de trabalho. Dessa forma, garante que em caso de ausência forçada, qualquer outra pessoa consegue encontrar o que for necessário.

9

Não acumule

9. Não cumule

Depois de organizar a mesa de trabalho comprometa-se consigo próprio manter tudo no lugar, no final de cada dia. É tudo uma questão de hábito.

Comece já a organizar a mesa de trabalho

Lembre-se, um espaço de trabalho desarrumado é sinónimo de ansiedade, stress, mal-estar, perda de tempo e baixa produtividade. Não tem qualquer vantagem.

Portanto, comece já hoje a organizar a mesa de trabalho. Vai notar os resultados imediatamente. Vai, certamente, promover o seu próprio desempenho e desenvolvimento profissional.

Isso vai contribuir para fazer mais e melhor, continuamente, e ajuda-lo(a) a conquistar as suas metas e objetivos com muito menos esforço.

Veja também