João Abreu
João Abreu
02 Jul, 2019 - 17:06
Saiba como tirar nódoas dos estofos do carro eficazmente

Saiba como tirar nódoas dos estofos do carro eficazmente

João Abreu

Saber como tirar nódoas dos estofos do seu automóvel sem danificá-los pode tornar-se numa tarefa fácil se souber utilizar os produtos e as técnicas certas.

O artigo continua após o anúncio

Manter um ambiente a bordo agradável e cuidado é uma virtude. O interior de um automóvel pode dar muito trabalho e em muitos casos – quer por descuido ou por apenas pela pouca sorte das atividades de rotina – os assentos acabam por ser a primeira vítima. Saber como tirar nódoas dos estofos do carro pode tornar-se no primeiro passo para garantir que o efeito de limpeza do interior do seu automóvel seja maioritariamente restaurado.

As nódoas são sempre uma tarefa complicada, mas não impossível. Nem sempre temos a devida atenção sobre a forma como interagimos com o habitáculo e apesar dos materiais passarem por uma série de testes de durabilidade, estes cedem sempre quando ficam expostos a uma má utilização diária.

Nos dias quentes, a própria transpiração pode resultar no manchar sobre algumas das superfícies dos estofos. Comer dentro do veículo também não ajuda, assim como beber. Ao mesmo tempo, os condutores que têm por hábito o uso de loções corporais ou creme de mãos, poderão contribuir para o aparecimento futuro das nódoas.

Note também que é essencial perceber o tipo de nódoa em questão, e assim, reflectir sobre o produto ideal a ser aplicado antes de avançar para a sua aplicação.

Ao mesmo tempo, é importante analisar o tipo de estofo equipado em cada automóvel, uma vez que a mesma nódoa poderá ter uma proporção diferente dependendo se os assentos são revestidos a tecido ou a pele.

Assim sendo, como as mesmas nódoas não saem da mesma forma em superfícies diferentes, é importante que entenda as diferenças sobre os procedimentos e as técnicas de limpeza a serem utilizadas nesta saudável prática, mantendo um ambiente a bordo digno e valorizado.

Como tirar nódoas dos estofos do carro

Variadas são as dicas com vista a facilitar a vida dos condutores, no que toca às nódoas que ficam impregnadas nos estofos do carro. Porém, e em primeiro lugar, é necessário perceber que os materiais a usar nesta tarefa dependem do tipo de estofo do carro em questão.

Materiais a usar nos estofos em tecido

Num estofo em tecido, é importante compreender que a nódoa que quer remover pode, muito provavelmente, ter trespassado o tecido. Assim sendo, reúna os seguintes materiais:

O artigo continua após o anúncio
  1. Detergente multiusos (para a roupa, por exemplo);
  2. Um pano de microfibras;
  3. Uma esponja revestida com camurça;
  4. Uma escova fina densa com pêlo macio.

Recomenda-se que comece por aspirar os estofos cuidadosamente e aplicar, de seguida, o detergente multiusos escolhido. Com a escova deve inicialmente esfregar bem a nódoa, o pano de microfibras servirá para remover delicadamente os restos de sujidade.

Não se deve utilizar demasiada água e para tal, a esponja ajudará a mediar a quantidade necessária de líquidos. Passe o detergente e a água até fazer desaparecer em grande parte as nódoas e de seguida, enxague com o pano de microfibras.

Materiais a usar nos estofos em pele

Os estofos em pele são menos exigentes, uma vez que as nódoas não entram no interior do tecido. Contudo, por este ser um material mais delicadonão é aconselhável que utilize uma esponja, ao ponto de esfregar a nódoa com a mesma intensidade quanto obriga um estofo em tecido. O ideal mesmo é que esta tarefa seja feita de forma menos vigorosa.

Para conseguir saber como tirar nódoas dos estofos do carro em pele, junte os seguintes materiais:

  1. Um pano de microfibras;
  2. Sabão de PH neutro;
  3. Creme ou bálsamo de limpeza para hidratar e restaurar as propriedades originais da pele.

Tal como no caso anterior, comece por aspirar o carro começando particularmente pelos estofos. Esta técnica é importante para seguir o sentido gravitacional da sujidade, deixando por último a aspiração dos tapetes e as cavidades por debaixo dos assentos. Depois da aspiração, aplique o sabão (pode ser líquido) num pano de microfibras humedecido e passe suavemente pelas nódoas.

Nestes casos poderá deixar que a nódoa seque naturalmente para assim também ter a noção se esta foi totalmente ou parcialmente removida.

Caso os estofos do seu carro sejam em pele, recomendamos também que leve sempre consigo toalhitas de limpeza para bebé. Estas são preciosas para remover facilmente sujidade que possa acumular nos estofos. Como a pele do bébé é delicada, estas acabam por ser indicadas para remover possíveis nódoas. Como são de pequena dimensão, pode facilmente armazená-las no porta-luvas do carro, para que as tenha sempre à mão.

Como remover nódoas difíceis dos estofos

Tirar nódoas dos estofos do carro não é uma tarefa tão linear como possamos pensar, a verdade é que existem nódoas de difícil remoção e por isso, merecem uma atenção extra.

O artigo continua após o anúncio

leite, a gordura, o chocolate e a tinta podem ser nódoas complicadas, e portanto necessitam de cuidados mais específicos. Fique a perceber melhor como tirar nódoas dos estofos do carro.

  • Nódoas de leite ou iogurte

Quer seja para saber como tirar nódoas dos estofos do carro ou não, a verdade é que a solução para retirar nódoas de leite ou iogurte parece ser só uma: misturar vinagre e álcool.

Depois de criada esta solução, passe com algodão seco sobre as nódoas e finalize com a lavagem com o líquido multiusos.

  • Nódoas de gordura

Embora existam muitos produtos anti gorduras em spray, há uma receita caseira que pode funcionar muito bem. Se aplicar farinha ou pó-de-talco sobre a nódoa, a gordura poderá ser absorvida. Depois, apenas terá que aplicar o multiusos com umas gotas de limão adicionadas.

  • Nódoas de chocolate

Se encontrar nódoas de chocolate nos estofos do seu automóvel, não caia no erro de simplesmente esfregar com um pano. Nestes casos, deve recorrer a um pedaço de gelo dentro de um plástico para remover a nódoa.

Quando a nódoa ficar mais dura, utilize uma espátula fina para retirar o chocolate. Posteriormente, componha uma solução que misture o detergente e vinagre em partes iguais.

Este é um procedimento também conhecido na extração de pastilhas elásticas, e por isso, se for o caso, faça exatamente da mesma forma.

  • Nódoas de tinta

Quando se trata de tinta, há outro truque da lista a decorar para saber como tirar nódoas dos estofos do carro. Quer seja tinta de pintura ou tinta de caneta de escrever (ou outra), a solução é bem conhecida dos artistas que sujam constantemente as mãos ao pintar sobre as suas telas. Esta técnica pode ser aplicada de igual forma aos tecidos: algodão humedecido com leite.

O artigo continua após o anúncio

Por forma a garantir que não solucionou uma nódoa e criou outra – desta vez, com o leite – aja da mesma forma recomendada para remover as nódoas de leite.

Assim sendo, misture vinagre com álcool e passe com algodão sobre as nódoas. Finalize com a limpeza com o líquido multiusos.

Veja também