Clara Henriques
Clara Henriques
10 Ago, 2015 - 08:00

100 euros na Alemanha valem o mesmo que em Portugal?

Clara Henriques

O dinheiro tem valores diferentes consoante o custo médio de vida de cada país. Os mesmos 100 euros valerão o mesmo em todos os países da zona euro?

100 euros na Alemanha valem o mesmo que em Portugal?

O jornal britânico “The Guardian” revela que Portugal é inquestionavelmente o país da Europa Ocidental mais barato da zona euro. Isto significa que ter 100 euros em Portugal é diferente de ter os mesmos 100 euros na Alemanha. Segundo o artigo publicado sobre as diferenças de preço dentro dos países da moeda única, em Lisboa 100 euros equivalem sensivelmente a 122 euros.

Isto acontece porque os preços entre os países são substancialmente diferentes, embora as moedas e as notas sejam as mesmas. “Os 19 países partilham a moeda, mas não os mesmos preços dos produtos e serviços. O custo de vida e poder de compra variam muito em cada um dos estados-membros”, revela o artigo, acrescentando ainda que “os mesmos 100 euros não valem o mesmo em todos os 19 países. Na Alemanha e em Itália, por exemplo, os valores estão mais perto da média europeia. Se em Portugal 100 euros valem 122, no Luxemburgo a nota verde europeia vale 68 euros e na Irlanda e Finlândia 77 euros”.

Os países que entraram há pouco tempo na zona euro, estão neste momento com valores mais elevados, como por exemplo “a Lituânia (142 euros), Eslováquia (137) e os outros estados bálticos: Letónia (134) e Estónia (127 euros)”. Talvez por isso e como revela o jornal britânico, “uma cerveja custa um euro em Portugal e três euros na Alemanha. Em Portugal, 100 euros permitem comprar mais de 100 cafés. Já em Paris com o mesmo dinheiro não seria possível beber mais do que 66”, conclui.



Veja também: