Hugo Moreira
Hugo Moreira
06 Mar, 2012 - 00:00

2012 ainda com 25 dias de férias

Hugo Moreira

No seguimento do acordo tripartido entre o Executivo, as confederações patronais e a UGT, uma das alterações à legislação laboral é a eliminação da majoração de três dias de férias, no entanto, esta alteração só terá efeitos no próximo ano.

Depois de muita polémica em volta das alterações à legislação laboral, umas medidas das quais se fala é a da eliminação da majoração de três dias de férias.

Recorde-se que cada trabalhador tem direito a 22 dias úteis de férias por ano. Até aqui, adicionalmente, os trabalhadores do sector privado que fossem assiduos durante um ano civil, tinham direito a mais 3 dias.

No âmbito das mudanças no Código do Trabalho, fruto do acordo tripartido entre o Executivo, as confederações patronais e a UGT, essa benesse vai acabar.

No entanto, essa alteração só terá efeitos a partir do próximo ano, sendo que de acordo com a CGTP, este ano “os dias de majoração a que cada trabalhador tenha direito, integram o período de férias e têm de ser marcados juntos ao período de férias. Não são dias a gozar quando o empregador quiser»”.

Ainda na temática do emprego, fica aqui a sugestão para quem não tem trabalho, a iniciativa do Lusitano Clube, em Lisboa, mais propriamente, em Alfama, que irá receber a Festa do Desempregado.

Trata-se de uma iniciativa para proporcionar a oportunidade de contactos, para procurar emprego, já que o local estará decorado com anúncios de emprego reais, além de poder levar um curriculo e entregá-lo à organização.

Sábado à noite, pelas 22:30, além de ir beber um copo, dançar, jogar bilhar, vai também procurar emprego e trocar experiências com outras pessoas na mesma situação ou que estando empregadas, procuram novas oportunidades.