Maria Oliveira
Maria Oliveira
19 Jun, 2016 - 07:36

A comida de plástico é tão prejudicial como a diabetes

Maria Oliveira

Que somos o que comemos já o sabemos, mas quão prejudicial pode ser a comida de plástico para o nosso organismo?

A comida de plástico é tão prejudicial como a diabetes

De acordo com novas pesquisas, uma dieta à base de comida de plástico pode ser tão prejudicial aos seus rins quando a diabetes. Os investigadores descobriram que comer fast-food ou uma dieta rica em gordura pode causar os mesmo problemas aos organismo do que a diabetes tipo 2.

Na pesquisa levada a cabo, os investigadores perceberam que ratos com diabetes tipo 2 tinham, nos rins, um elevado número de transportadores de glicose e das proteínas que a regulam. Os ratos alimentados à base de comida de plástico, ou de uma dieta rica em gorduras, apresentavam resultados semelhantes. Esta descoberta pode auxiliar no desenvolvimento de novas formas de proteger os rins no futuro.

O que dizem os responsáveis pelo estudo?

A autora da investigação é a Dra. Havovi Chichger, professora no Biomedical Science na Universidade de Anglia Ruskin University, que explicou: “A dieta ocidental é cada vez mais à base de comida processada, fast-food e gordura, e já sabemos que o consumo excessivo deste tipo de comida e aumento da obesidade e da diabetes tipo 2 estão relacionados. No nosso estudo, tanto a diabetes tipo 1 como a tipo 2 provocam alterações nos transportadores de glicose nos rins, mas a comida de plástico ou uma dieta rica em gorduras provocam alterações que são muito semelhantes a da diabetes tipo 2”, disse Chichger.

A professora acrescenta ainda que “um novo tratamento para os pacientes com diabetes passa por bloquear os transportadores de glicose nos rins para reduzir o nível de glicose no sangue. Perceber como é que a alimentação pode afetar a forma como o açúcar é processado nos rins e como os inibidores podem reverter estas alterações, pode ajudar a proteger os rins de mais danos.”

Veja também: