Publicidade:

Abriu atividade no último ano? Fisco vai fazer inspeções "amigáveis"

Empresas e pessoas singulares que abriram atividade no último ano vão receber uma visita dos inspetores das Finanças nos próximos dias.

Abriu atividade no último ano? Fisco vai fazer inspeções
Inspeções terão um foro pedagógico

Empresas e pessoas singulares que abriram atividade no último ano vão ser alvo de inspeções “amigáveis” por parte do Fisco nos próximos dias. A notícia é avançada pelo Negócios que acrescenta que na mira dos inspetores estão cerca de 80 mil contribuintes.

De acordo com uma fonte da Autoridade Tributária, ouvida pelo diário, o objetivo não é conseguir receita, mas os inspetores não vão fechar os olhos, se for detetada alguma infração.

Mais do que detetar infrações, a ação de fiscalização pretende incentivar os contribuintes a cumprirem com as obrigações fiscais, em especial em sede de IVA. Os inspetores, neste caso, estarão mais preocupados em alertar para falhas e esclarecer dúvidas, razão pela qual a AT caracteriza estas inspeções como “amigáveis”.

Os inspetores também estarão atentos a casos de sobrefaturação, sobretudo à emissão de faturas falsas.

Veja também:

O E-Konomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro. O E-Konomista não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui qualquer garantia nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se pretender sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].