Clara Henriques
Clara Henriques
21 Set, 2014 - 07:30

Ainda não se sabe o novo valor do salário mínimo

Clara Henriques

Os parceiros sociais não se entendem em relação do novo valor do salário mínimo nacional. Uma discussão que já dura há algumas semanas e que terá obrigatoriamente de ser resolvida até ao final do mês.

Ainda não se sabe o novo valor do salário mínimo
O aumento do salário mínimo em Portugal é um assunto que tem estado em cima da mesa nas últimas semanas, mas ao que se sabe em notícia avançada ontem, tem sido difícil para os parceiros sociais chegarem a um acordo. Segundo foi apurado, a maioria dos parceiros sociais está de acordo que o salário mínimo suba ainda este ano para o valor de 500 euros. Já a UGT defende que o aumento deve ser para os 505 euros.
Esta sexta-feira o grupo de trabalho que está a analisar o aumento do salário mínimo nacional esteve reunido, mas só se saberá o desfecho do processo nos próximos dias. As negociações têm prosseguido, embora não se consiga chegar a um consenso. Se por um lado o ministro Mota Soares tenta insistir nas negociações e no entendimento entre as partes, por outro lado Carlos Silva, da UT revela que “a UGT não dará o seu acordo se o valor que vier a ser fixado pelo Governo for mais baixo do que os 505 euros”, acrescentando ainda que “a reunião da Concertação Social que está marcada para 30 de setembro ser antecipada, porque a questão da subida do salário mínimo nacional já se está a arrastar há demasiado tempo”.

Veja também: