Filomena Morais
Filomena Morais
13 Abr, 2017 - 06:27

A nova Artist House da AirBnb em Itália é de cortar a respiração

Filomena Morais

A AirBnb apresenta o Artist House em Civita, Itália: uma histórica vila italiana com 10 habitantes a viverem em edifícios medievais originais.

A nova Artist House da AirBnb em Itália é de cortar a respiração

A AirBnb dá as boas vindas à entrada da Artist House na sua plataforma, com o Presidente da Câmara de Civita como anfitrião, para servir como um retiro de inspiração criativa para a comunidade artística e outros viajantes.

Como parte do seu compromisso de apoiar comunidades em todo o mundo, a AirBnb recrutou uma célebre curadora de arte, Federica Sala, para trabalhar com designers para devolver a uma casa antiga degradada a sua glória original, após um violento terramoto nos anos 80.

placeholder-1x1

Artist House: plataforma de retiro para inspiração criativa

Empoleirada no topo da montanha rodeada por vales formados pelos rios Chiaro e Torbido, no centro de Itália, Civita di Bagnoregio é reconhecida pela sua herança artística. A antiga vila do século XIII está precariamente posicionada numa colina em erosão apenas acessível por uma ponte suspensa de 70 metros de altura.

A vila necessita de investimento contínuo para permanecer intacta e é uma das muitas vilas apoiadas pelo instituto de turismo italiano, como parte da campanha de 2017 para proteger pequenas vilas.

placeholder-1x1
placeholder-1x1

Joe Gebbia, cofundador e Chief Product Officer da AirBnb afirma: “Este projeto é uma extensão incrível do nosso compromisso para apoiar vilas rurais por todo o mundo”. Acrescentou que o “objetivo é celebrar a herança destes locais através da arte e do design, enquanto disponibilizamos alternativas concretas para que estas vilas mantenham as suas culturas e tradições”.

Francesco Simeti, um conhecido artista italiano a viver em Nova Iorque, foi requisitado pela AirBnb para criar uma instalação personalizada para a casa que representa a herança cultural da vila. A peça de arte denominada “Plunged into Gullies, Entangled in Orchids”, é inspirada nos históricos quadros da Itália Renascentista e na paisagem que rodeia Civita. Uma tapeçaria contemporânea que representa as ravinas locais e as orquídeas que crescem no vale e esculturas em bronze destas flores esculpidas estão espalhadas no interior e no exterior da habitação.

placeholder-1x1

Em colaboração com a curadora Federica Sala, a AirBnb nomeou os designers Alberto Artesani e Frederik De Wachter do Estúdio de Design DWA para transformar os interiores. Ao misturar materiais tradicionais com mobília moderna, eles criaram uma casa que reflete a sua herança intemporal e os seus arredores extraordinários.

As divisões inteligentes e versáteis que passam de áreas de refeição a quartos conforme a necessidade e as cores refletem a abundante natureza que envolve a casa com azuis fortes, verdes, castanhos-claros e cinzentos.

Fronhas, capas de sofás e cortinas fabricadas pela Kvadrat complementam a louça de cimento e mármore da Mariotti Fulget. A mobília inclui cadeiras do arquiteto holandês, Gerrit Rietveld e o seu famoso design de Utrecht, assim como elementos de Marco Zanuso da empresa de design, Cassina. A cozinha é decorada pela Bitossi Home, Eligo e pela Servomuto Giardino Lamp. Os jovens designers emergentes David Aquini e Artful da Source, também participaram no projeto.

Com o Presidente de Civita como anfitrião, a casa de um quarto pode acomodar até cinco pessoas e já está disponível para reserva, por 300 euros por noite, com todas as receitas redirecionadas para os projetos de sustentabilidade cultural da vila. Uma tarifa especial de 10 euros por noite é oferecida aos profissionais da comunidade artística (conforme termos e condições).

Para conhecer todos os detalhes, visite o site da AirBnb.

Veja também: