Nuno Margarido
Nuno Margarido
25 Out, 2016 - 08:48

Airbnb pode ter dias contados em Nova Iorque

Nuno Margarido

Está por dias a aprovação de uma lei que proíbe a Airbnb de operar em Nova Iorque.

Airbnb pode ter dias contados em Nova Iorque

A Airbnb poderá vir a ser proibida em Nova Iorque nos próximos dias. Segundo os críticos, a aplicação fez com que os poucos apartamentos que existiam de renda acessível deixassem de estar disponíveis para arrendamento. A lei que irá impedir a empresa de operar na Grande Maçã está agora nas mãos de Andrew Cuomo, governador da cidade, e pode entrar em vigor nos próximos tempos.

A empresa já fez notar que está a tentar travar a aprovação da lei e já apresentou várias propostas às autoridades. Uma delas passa pela introdução de uma regra que limita cada arrendatário a disponibilizar apenas uma casa na plataforma. Outra das regras a introduzir é a criação de um sistema de registo obrigatório para os arrendatários, para que seja possível controlar a oferta.

Para além disso, a Airbnb já afirmou também que, à semelhança do que faz em Paris, quer começar a pagar impostos em Nova Iorque – feitas as contas, a receita poderá ascender a 90 milhões de dólares por ano.

Andrew Cuomo tem até ao final desta semana para decidir se aprova ou não a lei que proíbe a Airbnb de operar em Nova Iorque. Caso a medida vá para a frente, os utilizadores estão sujeitos a multas pesadas – podem atingir os 7500 dólares – caso coloquem anúncios de casas para arrendar em Nova Iorque na plataforma.


Veja também: