Clara Henriques
Clara Henriques
25 Jun, 2015 - 08:05

Apenas metade dos portugueses vai tirar férias no verão

Clara Henriques

Os hábitos de férias dos portugueses estão a mudar gradualmente, sendo que a época de verão só é período de férias para metade da população.

Apenas metade dos portugueses vai tirar férias no verão

O IPDT – Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo, realizou um inquérito sobre as intenções de férias dos portugueses e os resultados foram surpreendentes. Segundo o jornal Observador, o estudo divulgado revela que apenas 52% dos inquiridos vai tirar férias no período de julho a setembro, sendo que “pouco mais de metade vai viajar para fora da sua área de residência”. Os restantes inquiridos assumem que vão ficar por casa na época de verão, podendo, talvez, tirar férias mais tarde.

Quer saber mais?
Receba as nossas melhores dicas no seu e-mail. Registe-se no E-Konomista. Diariamente, levamos até si a informação de emprego mais relevante.

Em 2014, o mesmo estudo divulgou dados diferentes. Se o ano passado também metade dos inquiridos assumia tirar férias entre julho e setembro, a verdade é que mais de 67% tinha planeado sair da área de residência.

Os motivos para estes resultados deste ano devem-se a vários motivos: “Entre aqueles que decidiram não fazer férias nos meses de verão, 29% apontam motivos financeiros, outros 28% referem o trabalho e ainda 26,9% por estarem reformados. Outros 15,1% dizem ainda que não costumam gozar férias”.

Mesmo aqueles que alegam que vão tirar férias de verão, as opções recaem por fazer férias cá dentro, sendo que “75% opta por destinos dentro de Portugal, nomeadamente o Algarve, que representa 35% das escolhas. Seguem-se o Centro (12%) e o Norte (11%) do país”. 

Este estudo do IPDT baseou-se em 500 entrevistas telefónicas que foram realizadas entre os passados dias 2 e 29 de maio.


Veja também: