Ana Duarte
Ana Duarte
03 Jul, 2018 - 18:56

Anda: já só precisa do telemóvel para usar os transportes do Porto

Ana Duarte

A “Anda” é uma aplicação móvel gratuita que permite aos utilizadores de transportes públicos do Porto validar as viagens com o telemóvel.

Metro do Porto vai ter sensores para detetar quem não paga

Anda é o nome da app do Metro do Porto que permite aos utentes usar o smartphone para viajar nos transportes públicos daquela cidade. A aplicação foi anunciada em janeiro de 2018, tendo sido disponibilizada, de forma gratuita, no dia 29 de junho de 2018, na Google Play Store.

A app é compatível com todos os transportes públicos do Grande Porto que usam o Andante: autocarros da STCP, comboios urbanos da CP e Metro do Porto.

Como funciona a Anda

A app Anda tem como objetivo a substituição do passe tradicional, tornando-se um passe desmaterializado, que está sempre disponível no smartphone. A validação do título é feita da mesma forma: o utilizador só tem de encostar o telemóvel ao dispositivo validador para o título ser validado. Deste modo, não é necessária a utilização de cartões e/ou dinheiro para viajar.

O modo de funcionamento é simples. O utilizador deve começar por descarregar a app na Google Play Store e instalá-la. De seguida, deve criar uma conta pessoal à qual associa o método de pagamento à sua escolha (cartão de crédito ou débito e/ou MBWay). A faturação é realizada no final de cada mês.

Cada vez que quiser usar a app para poder viajar, o utilizador tem de ter ligados os dados móveis, Bluetooth e NFC. Depois, é só encostar o gadget a 2-3 cm de distância do validador (tal como se faz com o passe), esperar que a luz verde acenda e seguir viagem. A aplicação permite acompanhar informações de viagem, como percurso, custos, histórico de deslocações, etc.

A Anda ainda só está disponível para Android (em gadgets que tenham pelo menos a versão 5.0 deste sistema operativo instalada), estando previsto o seu lançamento para iOS.

Veja também