Patrick Antunes
Patrick Antunes
09 Ago, 2018 - 12:26

Estudo: algumas apps podem estar a gravar o ecrã do seu telemóvel

Patrick Antunes

Depois da polémica de algumas apps poderem ouvir as suas conversas, surge uma nova conspiração: algumas apps podem estar a gravar o ecrã do seu telemóvel.

Estudo: algumas apps podem estar a gravar o ecrã do seu telemóvel

No último ano, a Universidade da Califórnia testou mais de 17000 apps para descobrir se realmente estariam a gravar o ecrã dos smartphones dos utilizadores ou a ouvir as suas conversas sem consentimento. Neste conjunto estão incluídas apps pertencentes ao Facebook e 8000 que enviam informações para a gigante americana. As apps podem gravar o ecrã do seu telemóvel? Sim, é possível.

O estudo não comprovou que essas aplicações gravassem as suas conversas ou que ligassem remotamente o seu microfone para gravar áudio. No entanto, as aplicações também não desmentiram que o faziam – portanto a dúvida persiste.

Mas e em relação a gravarem o ecrã? Os investigadores encontraram algumas apps que estariam a gravar secretamente a sua atividade no ecrã para depois enviarem essa informação a outras empresas. Vários utilizadores permitiram o acesso à câmara e ao microfone a cerca de 9000 apps.

Sim, algumas apps podem estar a gravar o ecrã do seu telemóvel

Apps podem gravar o ecrã do seu telemóvel?

O caso Go Puff

Um dos casos mais alarmantes foi o da GoPuff. A GoPuff é um serviço de entregas de fast-food que estaria a tirar instantâneos do seu ecrã e a gravar as interações dos utilizadores.

Depois da recolha da informação, esta era enviada para a AppSee – uma empresa de análise de apps. Uma das páginas que a GoPuff estaria a guardar era a página onde os utilizadores colocavam o seu código postal. A aplicação não mencionava nas suas Políticas de Privacidade que fazia este tipo de atividade.

A Google meteu-se no caso, visto que a Play Store requer que as apps sejam transparentes em relação ao uso dos dados dos utilizadores.

“Feita a revisão das descobertas dos investigadores, determinámos que os serviços da AppSee pode colocar os programadores em risco de violar as políticas da Play Store” disse um representante da Google.

As declarações até podem acalmar os ânimos, visto que as empresas estão dispostas a salvaguardar os dados dos utilizadores, mas sejamos realistas – não vamos ficar salvos destas violações de privacidade só porque acrescentam uma alínea às Políticas de Privacidade que, realmente, ninguém lê.

O que mais preocupa é o facto de uma app colocar um alínea nas Políticas referindo que vai obter e utilizar os seus dados, como informações bancárias e palavras-passe, e estar tudo perfeitamente legal. A melhor forma de evitar isto é ler as políticas ou simplesmente não permitir o acesso ao seu microfone e à sua câmara.

Sim, é possível que algumas apps gravem o ecrã do seu telemóvel. Mantenha-se atento e adote medidas de segurança.

Veja também