Isadora Freitas
Isadora Freitas
19 Fev, 2019 - 12:49

Astória: Chef Paulo Leite faz uma releitura da cozinha tradicional portuguesa

Isadora Freitas

A nova proposta de carta revisita ingredientes e pratos típicos da cozinha portuguesa e traz  sabores quentes e novas combinações com a assinatura do Chef Paulo Leite.

Astória: Chef Paulo Leite faz uma releitura da cozinha tradicional portuguesa

O Astória, restaurante do Intercontinental Porto, abriu as portas a um grupo de jornalistas para a degustação da carta, inspirada na cozinha portuguesa moderna, com assinatura do novo Chef, Paulo Leite.  No coração da Invicta, os convidados sentaram-se à mesa para provar vários cocktails e pratos que aliam modernidade e tradição, fazendo esquecer o frio que faz lá fora.

O Chef Paulo Leite, que entrou em Dezembro no Astória, passou já por outros espaços de renome, e traz da recente experiência no Brasil, no restaurante carioca Eleven Rio, ingredientes como a batata baroa, e uma nova forma de combinar sabores. No Porto, já passou pelo NH Collection Porto Batalha e o The Yeatman. A sua proposta de carta faz uma releitura da cozinha tradicional portuguesa, com sabores quentes e irresistíveis.

Um menu de degustação com tradição e novidade

O evento teve início com os novos cocktails de Inverno, apresentados pelo Head Bartender do Bar das Cardosas, que prepararam o paladar para a apresentação dos cinco pratos da nova carta, com vinhos a acompanhar, meticulosamente escolhidos pelo jovem Somelier da casa.

cocktails astoria

Feitos com produtos naturais e de sabores quentes, os cocktails criados pelo mixologista João Moreira – como o Hot Brûlée, composto por avelã, amarguinha, limão, mel e Tennessee whisky, e o Ginger Mavem, com aguardente e picante de gengibre –, foram os primeiros a aquecer corpo e alma dos convidados.

Seguiram-se as entradas – uma deliciosa combinação de lavagante, rabo de porco, beterraba e pão fumado, de sabor forte, servida com Pouilly Fumé Savignon Blanc fresco, e consommé de bacalhau com puré de gema, línguas de bacalhau e crocante de arroz, acompanhado de Quinta do Cume Reserva Branco 2013, cuja acidez contrasta deliciosamente com o sabor do peixe.

Nas entradas, a proposta do Chef já salta ao paladar: estão muito presentes os sabores de alguns dos ingredientes mais típicos da cozinha tradicional portuguesa.

entrada

Lavangante de rabo de porco e beterraba

entrada

Chora de Bacalhau

Os dois pratos principais da carta, robalo ao vapor com puré de nabo, lombarda e caldo de cozido à portuguesa, harmoniosamente combinado com o vinho Royal Palmeira (2015) fresco; e cachaço de porco confitado, papas de sarrabulho, laranja e grelos, cozinhado durante longas horas e servido com um Bella Superior 2014 Touriga Nacional Monovarietal 2014.

robalo

Robalo, nabo e caldo de cozido à portuguesa

prato principal

Cachaço de porco, papas, laranja e grelos

Mais uma vez, a releitura moderna e elegante dos pratos, preserva a essência dos sabores tradicionais. A apresentação e a combinação cuidadosa de texturas, completam a experiência, harmonizada pela perfeita seleção de vinhos feita pelo muito jovem somelier da casa.

Por fim, para sobremesa, os convidados foram presenteados com bilharacos – deliciosos bolos de abóbora, aguardente, canela e queijo da serra. Mais uma vez, uma combinação criativa, que celebra os sabores que aquecem a alma.

sobremesa

Bilharaco: bolo de abóbora, água ardente, canela e queijo da serra

Mas são mais as entradas, pratos e doces presentes na carta do Astória, como a terrina de foie-gras com financier de cenoura, puré de cenoura acidulado e gelatina de Vinho do Porto; o novilho com beterrabas, chanterelles, salsa e molho de carna assada, saído directamente do forno de carvão; e o ganache de chocolate com abacate, lima, arroz tufado e côco.

É também de destacar que a casa tem uma atenção especial às grávidas e que, quando solicitado, faz uma adaptação da carta e dos cocktails.

São muitos os novos sabores e combinações com tradição a explorar e aos quais se render neste restaurante pousado na Praça da Liberdade, agora com a presença e maestria do Chef Paulo Leite.

Veja também: