Ekonomista
Ekonomista
31 Jul, 2018 - 11:42

Bolas de Berlim de spirulina são novidade nas praias algarvias este verão

Ekonomista

Uma bola de Berlim com massa feita à base de spirulina é a inovação deste verão na ementa de bolas produzidas numa fábrica em Olhão. E já está disponível em várias praias algarvias.

Bolas de Berlim de spirulina são novidade nas praias algarvias este verão

“Queríamos procurar um produto que fosse mais saudável e, em conjugação com uma marca de farinhas, pedimos que ajustassem um produto feito à base de spirulina”, contou à Lusa Carlos Cipriano, que há dez tem uma fábrica no Sítio do Laranjeiro, aberta apenas nos meses de verão, para produzir e vender bolas de Berlim.

Bolas de Berlim para os públicos mais saudáveis

Bolas de Berlim de spirulina são novidade nas praias algarvias este verão

Da fábrica “Bolinhas do Carlos” saem diariamente, no verão, bolas com quatro variedades de massa: normal, alfarroba, beterraba (ou “red velvet”) e, agora, spirulina.

Quanto aos recheios possíveis, há mais de uma dezena de sabores: desde o tradicional creme de pasteleiro, ao mirtilo, maçã, limão, maracujá, quivi, coco, morango e vários tipos de chocolate, incluindo chocolate branco.

Antes de irem para a fritadeira, saltam à vista as cores vivas das bolas feitas à base de spirulina, que têm um tom azulado, e de beterraba, de cor vermelha, mas depois de fritas ganham todas uma cor acastanhada e é a cor interior da massa que as denuncia.

Apesar da ementa variada e inovadora – em 2014 a empresa lançou também a bola de Berlim de alfarroba – a verdade é que a bola tradicional, sem creme ou com creme de pasteleiro, continua a ser a mais procurada nas praias algarvias, sobretudo pelos portugueses, já que os estrangeiros não apreciam tanto a iguaria.

Quanto à massa de spirulina – uma microalga considerada um “superalimento” -, lançada este ano, ainda é cedo para medir a sua aceitação junto dos consumidores, mas Carlos acredita que é um produto com potencial e que pode conquistar os públicos mais saudáveis ou que apreciem produtos inovadores.

Onde encontrar as bolas de spirulina?

Na praia da Rocha Baixinha, que marca a divisão entre Vilamoura (concelho de Loulé) e o concelho de Albufeira, o casal Gil e Kelica Sousa não tem mãos a medir para a quantidade e variedade de pedidos que lhes chega nos areais, depois de um início de verão tímido e que começa agora a aquecer.

Kelica revelou que a bola de Berlim mais vendida continua a ser a tradicional e a seguir a que tem recheio de chocolate, acrescentando que a bola de spirulina tem tido aceitação, mas simples, sem creme.

A vendedora trabalha naquela praia a vender bolas de Berlim há dez anos, em parceria com o marido, Gil, que já ali está há 14, e é ela quem faz a reposição das bolas quando estas começam a escassear.

“Nós temos pessoas que vêm para aqui há muitos anos e já vimos crianças tornarem-se adultos. Durante anos, uma menina pensou que o meu marido se chamava Carlos e quando descobriu que não era, disse-lhe que, para ela, ele iria sempre chamar-se Carlos”, gracejou.

As “Bolinhas do Carlos” estão presentes, por enquanto, nas praias de Albufeira e nas ilhas-barreira da Ria Formosa, em alguns supermercados e até em hotéis de cinco estrelas.

Com uma carteira de clientes que tem vindo a crescer, o empresário Carlos Cipriano teve este ano de recusar pedidos de vendedores de praia, que queriam ser abastecidos pela sua fábrica.

Já receberam também pedidos para venderem para a zona de Lisboa e até para o sul de Espanha, mas por enquanto as bolas de Berlim “do Carlos” só podem ser saboreadas mesmo no Algarve.

Veja também: