Publicidade:

Usa caderneta bancária? Muita coisa vai mudar a 14 de setembro

Cadernetas do Banco Montepio, Caixa Geral de Depósitos e Crédito Agrícola passam a ser utilizadas apenas para consultar o saldo bancário.

Usa caderneta bancária? Muita coisa vai mudar a 14 de setembro
Vai deixar de poder fazer levantamentos

Se é detentor de uma caderneta bancária, fique a saber que a partir do próximo dia 14 de setembro vai deixar de poder fazer levantamentos com ela. As cadernetas dos bancos vão passar a estar limitadas à consulta do saldo disponível e aos movimentos contabilísticos.

A partir da data referida, os clientes do Banco Montepio, Caixa Geral de Depósitos e Crédito Agrícola vão ter de aderir ao cartão de débito para continuar a realizar operações.

A CGD vai disponibilizar um cartão gratuito por um ano, enquanto o Crédito Agrícola vai promover a adesão a este cartão aos utilizadores que apenas têm caderneta.

Também o Banco Montepio irá isentar durante um ano a comissão de disponibilização dos cartões de débito entregues aos clientes titulares de cadernetas que não disponham de outro meio de pagamento na conta DO associada.

Recorde-se que, recentemente, a CGD disponibilizou a app Caderneta, com as mesmas especificidades da física, precisamente a pensar nesta limitação e por ter 290 mil clientes a utilizar a famosa caderneta.

A medida é uma consequência direta da entrada em vigor das novas regras europeias, que exigem mais segurança no que refere as operações bancárias.

Veja também:

O E-Konomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro. O E-Konomista não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui qualquer garantia nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se pretender sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].