Sara Piteira Mota
Sara Piteira Mota
13 Abr, 2017 - 10:59

Carros elétricos: rede de abastecimento rápido vai de Cascais ao Porto

Sara Piteira Mota

A rede de abastecimento de postos elétricos rápidos já inclui as autoestradas de Cascais, de Lisboa ao Porto e até Faro.

Carros elétricos: rede de abastecimento rápido vai de Cascais ao Porto

Se é proprietário de um carro elétrico esta informação vai interessar-lhe. A rede de abastecimento para carros elétricos em Portugal está maior e mais acessível. Agora já é possível viajar entre Lisboa, Porto, Cascais e Faro de veículo elétrico e abastecer em postos de carregamento rápido elétrico.

A Mobi.E (gestora da rede de mobilidade elétrica) garante que é mais barato viajar ao volante de um carro elétrico. De acordo com a empresa que gere a rede de abastecimento em Portugal, um condutor que faça 16 mil km/ano e gaste cerca de 6 litros de gasóleo aos 100 km (preço de 1,25€ por litro), em média, tem um custo em combustível de 1.200€ por ano.

Num veículo elétrico, os mesmos quilómetros com consumo de 1 kWh por cada 5,6 km, o que representa menos de 2900 kWh/ano (preço a variar entre 0,15€ e 0,35€ por kWh), o condutor consegue uma poupança entre 200€ e 770€ por ano, sem contabilizar a economia que vai ter em custos de manutenção.

Rede de abastecimento estende-se à A5, A2 e A1

Uma vez que as vendas de carros elétricos têm aumentado em Portugal, é importante que a rede de abastecimento também seja alargada. De acordo com a Brisa, “os veículos elétricos já podem abastecer na A5 (autoestrada da Costa do Estoril), na A2 (autoestrada do sul) e na A1 (autoestrada do norte) com garantia de postos rápidos da rede Mobi.E”.

Durante qualquer um dos percursos estão disponíveis postos de carregamento rápido elétrico em várias áreas de serviço e em ambos os sentidos, por exemplo, nas áreas de Aveiras, Pombal, Leiria, Santarém, Antuã, Alcácer do Sal e Aljustrel.

A rede de abastecimento na área de serviço de Palmela (sentido Lisboa/Faro, na A2) e de Oeiras (no sentido Lisboa/Cascais, na A5) tem os postos de carregamento eléctrico apenas num dos sentidos.

A Brisa realça que “a criação dos corredores elétricos por autoestrada é o resultado do trabalho conjunto da Mobi.E., da Brisa, dos operadores das áreas de serviço Galp, Repsol e BP, bem como de empresas de carregamento, como a EDP”. Apesar das áreas de serviços terem diferentes operadores, os postos são compatíveis para todos os modelos de veículos elétricos a circular em Portugal.

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Veículos elétricos mais vendidos em Portugal

Hoje a maior parte dos fabricantes de automóveis já disponibiliza um ou mais modelos de carros elétricos. Estes veículos têm algumas vantagens face ao automóveis tradicionais, tais como um menor custo por quilómetro do que os carros a combustão. Além disso, os custos de manutenção são mais reduzidos, pois não há necessidade de manutenção frequente do motor, nem de efetuar mudanças de óleo.

Em Portugal, com o número de modelos elétricos disponíveis para compra e uma rede de abastecimento que cresce todos os dias, já pode compensar comprar um carro elétrico. Para que saiba, no ano passado os carros elétricos mais vendidos em Portugal foram:

1. Nissan Leaf
2. BMW Serie i3
3. Renault Zoe
4. Kia Soul
5. Volkswagen Golf

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