Filomena Morais
Filomena Morais
04 Jul, 2016 - 08:29

Quer morar numa casa de papelão?

Filomena Morais

Pode parecer impossível, mas é verdade: um estúdio holandês desenvolveu uma casa de papelão resistente, moderna e duradoura.

Quer morar numa casa de papelão?


A Fiction Factory, um estúdio holandês de arquitetura, desenvolveu um modelo de casa de papelão, transformando a fragilidade deste material numa habitação resistente e que pode durar até 100 anos.


Wikkelhouse: a casa de papelão

A Wikkelhouse – nome atribuído a esta inovadora criação – é constituída por várias camadas isoladas e resistentes de papelão corrugado e fixadas com cola ecológica, formando, assim, anéis modulares.

Segundo os seus criadores, a maior parte das pessoas não dá o devido valor a este material, associando-o apenas a caixas ou encomendas do correio. Na verdade, o papelão é um material de construção leve, resistente e isolante como nenhum outro material consegue ser. Até agora, este não era visto como matéria prima para a construção, mas isso está prestes a mudar.

Os modelos desenvolvidos pelo estúdio holandês deverão estar disponíveis no mercado em breve, sendo que cada módulo deverá ter um custo inicial de pouco mais de 3 600€. Os seus criadores estão também a tentar desenvolver uma versão que seja completamente autónoma em termos energéticos e também de consumos de água.

Além de todas estas características inovadoras, a Wikklehouse apresenta uma outra qualidade admirável: é 100% reciclável. Isto significa que todos os seus materiais podem ser reaproveitados posteriormente, o que evita a produção de resíduos nocivos para o meio ambiente.


Veja também: