Fernanda Silva
Fernanda Silva
23 Mai, 2016 - 09:03

Centros de Emprego com senhas de atendimento a partir de casa

Fernanda Silva

Objetivo é resolver a demora nos tempos de resposta e atendimento nos processos administrativos dos centros de emprego.
 

Centros de Emprego com senhas de atendimento a partir de casa

Está farto do tempo que perde quando vai ao centro de emprego? Saiba que, em breve, será possível tirar uma senha a partir do seu smartphone, tablet ou computador e só se dirigir ao serviço quando estiver a chegar à sua vez.

Os centros de emprego do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) vão passar a ter senhas de atendimento eletrónicas. Esta é uma das medidas previstas no novo programa de simplificação da Administração Pública (Simplex), recentemente apresentado pelo Governo. A emissão de senhas online vai ser realizada através do Mapa do Cidadão, que já permite este procedimento para os serviços das Lojas do Cidadão.

A medida deverá entrar em vigor até ao final de Junho e tem como objetivo resolver os problemas de “morosidade nos tempos de resposta e atendimento nos processos administrativos” dos centros de emprego.

Através da SIGApp, o cidadão vai poder saber qual o serviço de atendimento mais próximo, de que documentos precisa para resolver a situação, qual o número de senhas que antecedem a sua e quanto tempo demorou o último atendimento.

Ainda em relação aos centros de emprego, o Simplex prevê a criação do “balcão único do emprego” que pretende “concentrar num único espaço físico e ou plataforma digital todas as interações dos cidadãos desempregados nos processos de procura ativa de emprego e de formação profissional, bem como dos empregadores nos processos de seleção e contratação de novos colaboradores, ou de reconversão e adaptação de recursos humanos”.

Este balcão visa “a desmaterialização de interações entre cidadãos, empresas e serviços públicos de emprego (tais como inscrições/candidaturas online, documentos digitais, disponibilização de informação e mecanismos de pesquisa no portal ‘NETEmprego’)”, lê-se no site do Simplex. Mas esta solução só deverá estar implementada no início de 2018. 
Torne o seu Curriculum mais forte e saia do Desemprego em pouco tempo >>
Veja também: