Clara Henriques
Clara Henriques
23 Mai, 2016 - 07:45

Chumbar duas vezes pode dar direito a ter um tutor

Clara Henriques

Ministério da Educação lança programa de professores-tutores para quem tiver mais de 12 anos e chumbar mais de duas vezes.

Chumbar duas vezes pode dar direito a ter um tutor

Há novidades na educação. Segundo o ministro da educação, vão ser lançadas novas medidas no próximo ano lectivo. Uma delas diz respeito ao acompanhamento dos alunos que chumbarem. Segundo notícia avançada, as crianças com pelo menos 12 anos e um registo de dois chumbos, vão ter acompanhamento de um tutor fora das aulas já a partir do próximo ano lectivo.

O Ministério da Educação compromete-se assim a “lançar um programa de professor-tutor para cumprir o acompanhamento fora do horário das aulas de crianças com duas ou mais retenções”.

Tiago Brandão, o ministro da educação, revela que o objetivo é que o novo programa se assuma como uma ruptura “com os cursos vocacionais do básico, implementados pelo anterior Governo”.

Nesta nova medida, os alunos com mais de 12 anos serão encaminhados para as tutorias, sendo que, segundo o ministro, “estes cursos, ao contrário dos anteriores, não implicam a segregação dos alunos e sim um reforço do acompanhamento que estes recebem, independentemente de estarem integrados em percursos regulares ou alternativos do ensino básico”, garante.

Segundo as contas do Estado, esta medida terá um custo máximo de 15 milhões de euros, um investimento que contempla a contratação de professores que estarão dedicados em acompanhar estes alunos em específico.

Este projeto foi buscar inspiração ao Too Young to Fail, implementado na Holanda, sendo que o ministério da educação descreve-o como sendo mais do que um apoio pedagógico, mas sobretudo “um apoio socioemocional e apoio de relação com a escola, que é o que falta muitas vezes”, garante.

Veja também: