Ciberataque ao Quora expõe dados de 100 milhões de utilizadores

Gestores do Quora anunciaram que foram alvo de um ciberataque em grande escala. Passwords e dados de 100 milhões de utilizadores foram hackeados.

“sponsored by fidelidade”
Ciberataque ao Quora expõe dados de 100 milhões de utilizadores
Na sequência do ataque, o site decidiu interromper o serviço

Através de comunicado, os responsáveis pelo Quora tornaram público que o site foi alvo de um ciberataque. Sabe-se que os hackers terão conseguido aceder a dados pessoais de mais de 100 milhões de utilizadores, razão pela qual os mesmos responsáveis terão decidido interromper o serviço da plataforma, ou seja, todas as sessões de utilizador de todos os membros registados foram terminadas.

Ciberataque em grande escala: o que está em causa?


ciberataque QuoraFonte da imagem: Quora / Divulgação

De acordo com a informação partilhada em comunicado, entre os dados hackeados estarão passwords, nomes, endereços de e-mail, conteúdos de mensagens privadas, perguntas e respostas, e até informação exterior à própria plataforma, que é vista como uma das maiores ferramentas de conhecimento especializado na Internet.

Em funcionamento há cerca de 8 anos, o famoso site de perguntas e respostas (no qual qualquer pessoa pode esclarecer suas dúvidas sobre qualquer assunto) é utilizado por milhões de pessoas e são muitas as figuras públicas que regularmente lá dão a sua opinião. Barack Obama e Hillary Clinton são, a título de exemplo, algumas dessas pessoas.

No mesmo comunicado, os responsáveis do Quora pediram desculpa a todos os afetados e revelaram que, além de terem participado o cibercrime às autoridades, contrataram uma equipa especializada em cibersegurança e recolha de provas digitais para investigar o ataque.

Na origem da quebra de segurança poderá estar o sistema de encriptação, que se tornou demasiado vulnerável para lidar com uma grande quantidade de acessos ao site.

Os responsáveis alertam ainda os utilizadores para reverem medidas de segurança noutras páginas, no caso daqueles que usam a mesma password para vários serviços. Aliás, é por causa de casos como este que os especialistas em cibersegurança aconselham a nunca utilizar a mesma senha em diferentes plataformas, pois pode ver todos os seus acessos comprometidos.

Este ataque cibernético em grande escala vem, mais uma vez, chamar a atenção para a crescente importância da segurança digital. Quer os utilizadores, quer as empresas devem, cada vez mais, proteger-se das inúmeras ameaças cibernéticas existentes nos nossos dias.

Veja também: