Fernanda Silva
Fernanda Silva
19 Ago, 2016 - 10:00

Há 5 universidades portuguesas entre as melhores do mundo

Fernanda Silva

Três universidades norte-americanas lideram este ranking que é um dos mais conceituados a nível mundial: Harvard, Stanford e Califórnia.

Há 5 universidades portuguesas entre as melhores do mundo

Desde 2003 que a Escola Superior de Educação da Universidade de Jiao Tong de Xangai, na China, elabora o Academic Ranking of World Universities (ARWU).

Este ranking usa seis indicadores objetivos para classificar as universidades mundiais, como por exemplo o número de ex-alunos vencedores do Prémio Nobel e da Medalha Field, membros do corpo docente que também conquistaram essas distinções, número de investigadores altamente citados ou número de artigos publicados em grandes revistas como a Nature ou a Science, entre outros.

A cada ano são classificadas mais de 1.200 universidades, sendo as 500 melhores publicadas.

O ranking deste ano, relativo aos resultados de 2015, já foi publicado. É mais uma vez liderado por universidades norte-americanas e inglesas. No top cinco estão a Universidade de Harvard (EUA), a Universidade de Stanford (EUA), a Universidade da Califórnia-Berkeley (EUA), a Universidade de Cambridge (Reino Unido) e o MIT – Massachusetts Institute of Technology (EUA).

Entre as 500 melhores universidades do mundo surgem cinco portuguesas: as universidades de Lisboa, Porto, Minho, Aveiro e Coimbra.

A Universidade de Lisboa é a melhor classificada no ARWU, ficando na 160.ª posição a nível mundial. É ainda a 53.ª melhor da União Europeia.

Neste ranking da Universidade Jiao Tong de Xangai, a Universidade do Porto fica em 323.º lugar, a do Minho em 463.º, a de Aveiro em 467.º e a de Coimbra em 477.º.

É a primeira vez que as universidades do Minho e Aveiro surgem nesta lista.

Pode ver a tabela completa deste ano e dos anos anteriores aqui.

Veja também: