Clara Henriques
Clara Henriques
08 Mar, 2016 - 09:00

Colar o selo da inspeção automóvel no pára-brisas vai deixar de ser obrigatório

Clara Henriques

Há novas regras para a inspeção automóvel, mas ainda assim não facilite pois as multas podem ser pesadas se não tiver o comprovativo!

Colar o selo da inspeção automóvel no pára-brisas vai deixar de ser obrigatório

Poupe até 250 euros por ano no seu Seguro AutomóvelA inspeção automóvel é aquele momento crítico que para muitos é anual, para outros acontece apenas uma vez de dois en dois anos. Será que o meu carro passa? Será que corre bem? Está tudo em conformidade? Depois do teste superado, há a vinheta que tem de se colocar no para-brisas do carro ou então as coisas podem correr mal quando se cruzar com a polícia. 

A partir de agora, com a entrada em vigor do Decreto-Lei nº 144/2012 de 11/07, deixa de ser obrigatória a colocação dessa vinheta no pára-brisas do carro. Antigamente, se tal não acontecesse, a verdade é que as multas poderiam ir dos 30 aos 150 euros.

Daqui em diante, quando for mandado parar pela polícia, só terá que mostrar o comprovativo da inspeção automóvel que é emitido pela entidade gestora do centro. Para cada veículo, é emitida uma ficha de inspeção específica que passará a substituir a vinheta que até agora era colocada no pára-brisas, pelo interior.  

Multas

No entanto, não facilite, porque caso ande na estrada sem a referida ficha de inspeção, pode ser penalizado com multas que vão dos 60 aos 300 euros, mais elevadas que as relacionadas com a colocação da vinheta. Ainda assim, se for mandada parar e não tiver a ficha consigo, terá sempre um prazo de 8 dias para apresentar a mesma “à autridade indicada pelo agente de fiscalização”. Se não tiver mesmo a inspeção automóvel feita, então a multa pode ir dos 250 aos 1250 euros.

placeholder-1x1

Proteja o seu carro e o seu bolso com o nosso Simulador de Seguro Automóvel
Veja também: