Nuno Margarido
Nuno Margarido
09 Nov, 2016 - 11:11

Comissão Europeia tem mais de mil milhões para financiar empreendedores

Nuno Margarido

Segundo Carlos Moedas, a Comissão Europeia quer criar um fundo de mais de mil milhões para financiar empreendedores. 

Comissão Europeia tem mais de mil milhões para financiar empreendedores

Carlos Moedas, comissário europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, dirigindo-se aos jornalistas presentes no Web Summit para revelar que a Comissão Europeia pretende criar um fundo de mais de mil milhões para financiar empreendedores. Um “fundo de fundos” que será financiado em 25% por dinheiros públicos, sendo o restante capital privado.

“É um novo fundo para empresas, que é um fundo para investir no crescimento das empresas na Europa. Hoje as empresas nascem na Europa, eu diria que é fácil criar empresas na Europa, mas depois começam a crescer e têm que ser vendidas muitas vezes a fundos norte-americanos ou outros porque nós não temos fundos de dimensão para investir nesse crescimento”, reiterou o comissário.

Para financiar empreendedores, a Comissão Europeia pretende investir cerca de 400 milhões de euros, num máximo de 25% do total, enquanto o restante será avançado pelos parceiros privados. “Isto significa investimentos adicionais de capital de risco até 1,6 mil milhões de euros, o que é um empurrão significativo, uma vez que o total de fundos de capital de risco captados no ano passado na União Europeia foi cinco mil milhões de euros”, revelou um documento distribuído pela Comissão.

O primeiro passo para a criação deste fundo para financiar empreendedores será o de encontrar uma entidade capaz de o gerir e ainda de captar investimento privado. Processo que já teve início e que irá durar até janeiro.


Veja também: