Clara Henriques
Clara Henriques
25 Set, 2015 - 08:00

Como o preço das casas varia de Norte a Sul de Portugal

Clara Henriques

Está prestes a comprar casa? Sabia que no norte as casas são significativamente mais baratas do que no sul?

Como o preço das casas varia de Norte a Sul de Portugal

A compra de uma casa depende de vários fatores, sendo que talvez o mais crucial para o cliente seja o preço. Em notícia avançada, sabe-se agora que a zona do país escolhida para morar tem um enorme impacto no preço das casas, uma vez que os preços diferem muito consoante a localização dos imóveis.

A notícia assegura que “com o mesmo valor, é possível comprar espaços muito diferentes em diversas regiões”, sendo que “Lisboa continua a ser a zona mais cara do país para comprar casa”.

Na capital, o preço do metro quadrado é, assumidamente, o mais caro do país. Se caminharmos para norte, os preços vão descendo gradualmente.

Os dados avançados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) estimam que uma família portuguesa com cerca de 100 mil euros para gastar, “consegue comprar habitações muito diferentes, dependendo da zona do país”.

Se quiser comprar uma casa em Lisboa por este valor, não vai conseguir investir num imóvel com uma área superior a 54,5m2.

Já a norte e com este valor, consegue casas bem maiores, podendo ir até ais 130 m2. É a grande diferença entre ter uma casa muito pequena ou uma casa para toda a família exatamente pelo mesmo valor.

Relativamente à cidade do Porto, esta é a zona mais cara do norte para comprar casa, registando uma “média de 75,4 m2 por 100 mil euros, juntando-se a Matosinhos como únicas áreas urbanas nortenhas com casas abaixo dos 100 m2 à venda pelo preço indicativo do INE”.

Poupe até 500€ por ano no seu seguro de vida! Saiba como aqui.

Veja também: