Clara Henriques
Clara Henriques
21 Set, 2016 - 08:01

Copos de plástico vão ser proibidos em França

Clara Henriques

O Governo francês acaba de proibir os copos de plástico de forma a diminuir os índices de poluição. Os ecologistas já aplaudiram a iniciativa.

Copos de plástico vão ser proibidos em França

França quer dar o exemplo nas questões ambientais e acaba de anunciar baniu o uso de copos de plástico, pratos e talheres do mesmo material. Este esforço visa essencialmente a redução drástica de poluição, bem como os custos de energia usada e o desperdício produzido pela indústria do plástico. O Governo francês anunciou que os fabricantes vão ter até 2020 para “começarem a produzir os produtos com materiais biodegradáveis”. Esta medida vem na sequência de uma outra já implementada que diz respeito à proibição dos sacos de plástico em julho. 

Esta decisão do Governo francês proibir os copos de plástico foi aplaudida pelos ecologistas que consideram que “pode ser um exemplo seguido por outros países”. No entanto, também houve vozes, nomeadamente os fabricantes, que se levantaram contra a medida, referindo que esta iniciativa pode “prejudicar os consumidores e que viola as regras da União Europeia de livre circulação de bens”. Os fabricantes vão ainda mais longe e pedem que “a intervenção da Comissão Europeia tome a decisão certa e tome medidas legais contra a França por ter infringido a lei europeia”.

Eamonn Bates, secretário-geral da Pack2Go, organização que representa os fabricantes de embalagens europeus, vai mais longe e revela que “se eles não tomarem iniciativas, tomamos nós porque esta proibição será entendida pelos consumidores como sendo OK deixar as embalagens no campo depois do uso já que são biodegradáveis”.

Enquanto a polémica não está esclarecida, ficamos com a ideia de que os pic-nics em França sem copos de plástico vão deixar de ter piada.


Veja também: