Hugo Moreira
Hugo Moreira
11 Jan, 2011 - 00:00

Crédito mais dificil para as empresas

Hugo Moreira

Segundo inquérito do ISCTE Business School, no 4º trimestre de 2010 as condições de financiamento das empresas agravaram-se e a previsão para este ano não é animadora.

Crédito mais dificil para as empresas

O inquérito do ISCTE Business School – “CFO Survey” teve como destinatários directores financeiros das 17 empresas não financeiras que integram o PSI20 e as 5 seguintes com maior liquidez e obteve 19 respostas.

Este estudo revelou que 68% das empresas, durante o 4º trimestre, efectuaram operações de financiamento de médio e longo prazo.

De acordo com o inquério conduzido pelos investigadores do ISCTE, 63% das empresas sentiram menor disponibilidade no acesso ao crédito, daí as mesmas também preverem um agravamento das condições de financiamento para o próximo trimestre. Já as restantes 37% não sentiram qualquer alteração.

Os dados do estudo mostram que 42% dos directores prevê que as taxas de curto prazo estabilizem, no entanto, 53% dos inquiridos, prevê um aumento que varia entre 10 e 50 pontos base nas mesmas taxas de juro.

O estudo tinha como objectivo, segundo o presidente, Gomes Mota, avaliar a actividade das empresas no último trimestre de 2010 e perceber as suas previsões quanto ao primeiro trimestre do ano, pelo que este inquérito vai ser realizado trimestralmente, exactamente para acompanhar a evolução.