Hugo Moreira
Hugo Moreira
07 Fev, 2012 - 00:00

Crédito malparado desceu?

Hugo Moreira

Aparentemente, o crédito malparado terá diminuído, no entanto, na verdade este é um movimento já comum no final de cada trimestre, em que os bancos vendem carteiras de crédito de forma a reduzir o incumprimento nos seus balanços, dando a ilusão de que o crédito malparado terá diminuído.

Crédito malparado desceu?

Tendo em conta os dados publicados hoje pelo Banco de Portugal, o crédito malparado terá diminuido em todos os segmentos de financiamento.

No entanto, este resultado é apenas o reflexo de uma operação que os bancos efectuam trimestralmente, que é a venda de carteiras de crédito, de forma a diminuir o impacto negativo nos resultados do banco, reduzindo assim o incumprimento nos seus balanços.

Na realidade, o crédito malparado tem vindo a aumentar progressivamente, devido à actual situação económica que se vive no nosso país, que resulta em mais desemprego e consequente diminuição dos rendimentos das familias portuguesas.

Aliás, nem só o desemprego é causador do menor nivel de rendimentos, já que mesmo para quem trabalha, ou recebe pensão, vai passar a receber menos devido às novas tabelas de retenção na fonte de IRS.

Já não bastava a redução nas deduções fiscais e a subida da taxa de inflação, agora também a parte do vencimento retida no fim do mês com destino ao Fisco vai também sofrer aumentos.

Também para as empresas este cenário se revela preocupante, já que não havendo possibilidade de pagar os seus créditos muitas empresas têm acabado por fechar.