Nuno Margarido
Nuno Margarido
08 Nov, 2016 - 11:11

Declaração amigável no telemóvel? A hipótese está para breve

Nuno Margarido

A Associação Portuguesa de Seguradores está a desenvolver uma app que irá permitir preencher a declaração amigável no telemóvel.

Declaração amigável no telemóvel? A hipótese está para breve

A possibilidade de preencher a declaração amigável no telemóvel deverá estar para breve. Uma vontade da Associação Portuguesa de Seguradores (APS) que deverá concretizar-se através de uma aplicação que será lançada até ao final do ano. Uma app que deverá permitir aos condutores declararem as circunstâncias do acidente e, até, captar e enviar fotografias do local e das viaturas envolvidas no sinistro.

“Poderia até falar-se num simplex para o mundo segurador, que estas novas tecnologias podem ajudar a trazer para a mesa”, sublinhou José Galamba de Oliveira, defendendo que o sector só tem a beneficiar de uma relação mais estreita com as novas tecnologias. O presidente da APS acrescentou ainda que o lançamento da app que irá permitir o preenchimento de uma declaração amigável no telemóvel vai libertar os clientes das seguradoras de uma série de burocracias e está incluída num pacote de medidas que a associação pretende implementar para tornar o trabalho mais célere.

José Galamba de Oliveira antecipou ainda grandes mudanças num setor que é “ainda tradicional, com processos ainda muito manuais e mediadores”. Deste modo, considera fundamental “identificar áreas onde o fator competitivo não é importante e essas partes possam ser automatizadas em protocolos, em tecnologias que possam ser disponibilizados a todos”, permitindo às seguradoras trabalhar em conjunto para a celeridade dos processos burocráticos.


Veja também: