Margarida Ferreira
Margarida Ferreira
13 Ago, 2014 - 08:30

Desempregados já podem frequentar cursos sem perderem o subsídio

Margarida Ferreira

As notícias são boas e avançam que os desempregados já podem fazer frequentar um curso superior técnico profissional sem perderem o subsídio de desemprego. Uma medida que é certamente estimulante.

Desempregados já podem frequentar cursos sem perderem o subsídio
Notícia avançada indica que há 200 novos cursos que vão arrancar em Setembro e terão a duração de quatro semestres. Estes cursos, designados por Cursos Técnicos Superiores Profissionais (TeSP) e propostos pelo Ministério da Educação, têm como principal objectivo incentivar os alunos ou desempregados à via profissionalizante, aceitando inscrições de alunos com o 10º, 11º ou 12º anos completos. Os alunos com mais de 23 também se poderão candidatar, tendo no entanto que aguardar a aprovação nas provas finais específicas. 
A grande novidade aqui é que os TePS estarão também abertos a desempregados, que poderão frequentá-los sem perder o direito ao subsídio de desemprego. Pode ler-se em comunicado que “estes cursos vão ter uma componente prática e profissional mais forte, com um estágio em empresa mais longo do que o de outros cursos e não está previsto nenhum apoio para quem os frequentar ao contrário dos Cursos de Especialização Tecnológica (CET)”.
FIQUE ATENTO:
Se quer receber mais notícias gratuitas como esta, basta registar-se no E-Konomista. Toda a informação sobre emprego actualizada ao minuto.
Sem incentivos, os alunos ficam sujeitos a pagar propinas no valor de 1068 euros, valor esse que será cobrado anualmente. No entanto, há a hipótese dos alunos recorrerem a uma bolsa de estudo do Estado que poderá ter como valor mínimo a propina do curso.
Apesar dos TePS não concederem nenhum tipo de grau académico, podem assumir-se como um forte incentivo aos desempregados que ainda queiram apostar na sua formação para tentarem dar a volta à situação.

Veja também: