Nuno Margarido
Nuno Margarido
29 Nov, 2016 - 10:55

22,4% dos desempregados voltaram ao trabalho no segundo trimestre

Nuno Margarido

Em Portugal, 22,4% dos desempregados voltaram ao trabalho entre abril e junho. Os dados são do Eurostat.

22,4% dos desempregados voltaram ao trabalho no segundo trimestre

Segundo dados divulgados pelo Eurostat sobre fluxos no mercado de trabalho, em Portugal cerca de 22,4% dos desempregados voltaram ao trabalho entre abril e junho. Resultados piores do que os registados em período homologo do ano passado mas que continuam acima da média da União Europeia (UE).

Os números portugueses são superiores à média europeia, onde 19,5% (3,9 milhões) dos desempregados voltaram ao trabalho, número acima dos 18,7% verificados no período homólogo.

Segundo o gabinete oficial de estatísticas da UE, na média europeia, 63,2% (12,6 milhões) das pessoas que estavam desempregadas entre janeiro e março permaneceram sem trabalho nos três meses seguintes. A estes números acrescem 17,3% (3,5 milhões) que se tornaram inativos (estudantes, pensionistas e outras pessoas que não trabalham ou não estão disponíveis para procurar emprego).

Ainda segundo alguns dados recentes disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), o mercado de trabalho em Portugal está a recuperar. Depois de baixar para 10,8% no segundo trimestre, a taxa de desemprego voltou a cair entre julho a setembro para 10,5% da população ativa. Ou seja, cada vez mais desempregados voltaram ao trabalho em Portugal.

Ao mesmo tempo, também se registou um crescimento no emprego, com um aumento de 59 mil postos de trabalho em relação ao trimestre anterior.


Veja também:

Artigos Relacionados