Margarida Ferreira
Margarida Ferreira
01 Set, 2014 - 08:30

Desemprego em Portugal continua a descer

Margarida Ferreira

Portugal está a conseguir diminuir a pouco e pouco a taxa de desemprego. No mês de Julho, os resultados foram animadores, esperando o Governo que continuem neste registo.

Desemprego em Portugal continua a descer
A taxa de desemprego em Portugal tem sido uma constante preocupação dos executivos. Combater o desemprego num período de crise tão acentuado como o país tem passado nos últimos anos, é um caminho um tanto ou quanto ingrato. 
No entanto, as notícias avançadas vêm devolver uma nova esperança. Segundo os dados do Eurostat divulgados esta sexta-feira, a taxa de desemprego em Portugal baixou de” 16,3% para 14% num ano, valor que não era atingindo desde Novembro de 2011”. Estes números revelam que Portugal foi um dos países da União Europeia a registar a maior descida na taxa de desemprego no mês de Julho.
Comparativamente com outros países, também a Hungria, a Croácia, a Espanha e a Irlanda conseguiram atingir as maiores descidas da taxa de desemprego no mês de Julho. Nos 28 estados membros “a taxa situou-se nos 10,2% em Julho, estabilizando em comparação com o mês anterior, mas caindo face ao período homólogo (10,9%)”. Já na zona euro, “a taxa atingiu os 11,5%, mantendo a tendência de descida. O gabinete de estatísticas da União Europa estima que 24,8 milhões de homens e mulheres estejam no desemprego, 18,4 milhões dos quais na zona euro”.
Em Portugal, os ainda 14% de desempregados são maioritariamente jovens. No entanto, Pedro Mota Soares, ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, revela que “a trajectória do desemprego está a ir no caminho certo”, conclui.

Veja também: