Filomena Morais
Filomena Morais
26 Out, 2016 - 07:14

“Despensa-se”, uma despensa que dispensa a quem precisa

Filomena Morais

A iniciativa solidária “Despensa-se” teve inspiração americana, mas está a convencer os vilacondenses: dispensa de bens alimentícios.

"Despensa-se", uma despensa que dispensa a quem precisa

Despensa-se. Se precisares tira, se podes, dá” é o slogan desta iniciativa que pretende ajudar quem mais precisa. A ideia foi de António Bompastor que, inspirado por uma iniciativa similar de que teve conhecimento nos Estados Unidos, resolveu pôr mãos à obra e concretizar o projeto na sua cidade.

Com a ajuda de várias pessoas, foi possível criar uma página do Facebook para a iniciativa, convencer a câmara municipal e construir os equipamentos necessários.


Despensa-se: uma despensa ao dispor quem precisa

Uma das principais características do projeto é o anonimato, pois não há um registo de quem tira ou de quem abastece a “despensa”. O armário está situado nos jardins da junta de freguesia de Vila do Conde e, de forma anónima, quem quer contribuir tem apenas de colocar lá os bens e a quem precisa deles basta retirá-los e levá-los.

A iniciativa é bastante simples, mas está a ter muito sucesso. Embora não haja, como referimos, registos, o armário ja se encheu várias vezes ao longo destes últimos dias.

A mercearia comunitária, como também já é conhecida, tem ajudado várias pessoas que retiram de lá o que precisam. Os promotores do projeto sentem que a recompensa está na certeza de estarem a ajudar pessoas que podem estar a passar por momentos mais difíceis.

De coração cheio, a presidente da Junta, Maria Alcide Aguiar, afirma que esta iniciativa pretende ser também uma inspiração para que outros locais concretizem a ideia, permitindo assim ajudar ainda um maior número de pessoas.

Veja também: