Publicidade:

Quem devolver uma garrafa de plástico vai receber entre 2 e 5 cêntimos

Valor irá depender da capacidade da garrafa devolvida e não será atribuído em numerário, mas em talões de descontos ou donativos a instituições de solidariedade social.

Quem devolver uma garrafa de plástico vai receber entre 2 e 5 cêntimos
Pode doar o dinheiro para instituições de solidariedade

A devolução de garrafas de plástico vai passar a ser recompensada. Os consumidores poderão receber entre dois e cinco cêntimos por cada garrafa devolvida, tendo em conta a sua capacidade.

A medida foi publicada em Diário da República esta sexta-feira, dia 19 de julho, e faz parte de um projecto-piloto do Ministério do Ambiente e da Transição Energética que deverá ser implementado até ao final de 2019.

O objectivo é garantir o encaminhamento destas embalagens para a reciclagem, sendo que, para isso, o Governo está disposto a pagar 2 cêntimos por embalagens até 0,5 litros e 5 cêntimos por embalagens com capacidade de mais do que 0,5 litros e menos do que dois litros.

Podem ser devolvidas as garrafas PET (politereftalato de etileno) de água, sumo, refrigerantes e bebidas alcoólicas (mas não lácteas) com o código de barras visível.

O prémio não será, no entanto, atribuído em numerário, mas antes “por via de talão de desconto rebatido em compras, descontos em lojas, actividades ou serviços, sorteios ou donativos a instituições de solidariedade social”, enumera o despacho, seguindo um mecanismo que ainda tem de ser acordado entre os embaladores e importadores de produtos embalados e as grandes superfícies comerciais.

Veja também:

 

O E-Konomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro. O E-Konomista não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui qualquer garantia nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se pretender sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].