Inês Bastos
Inês Bastos
08 Out, 2017 - 05:18

Há uma ecopista portuguesa entre as melhores da Europa

Inês Bastos

A boa notícia chega da 8ª edição dos European Greenways Awards, que distinguiu a Ecopista do Rio Minho.

Há uma ecopista portuguesa entre as melhores da Europa

A Ecopista do Rio Minho foi inaugurada em 2004 e chegou agora ao pódio dos European Greenways Awards. A ecopista foi apenas superada por outras duas.

Ecopista do Rio Minho é a terceira melhor da Europa

Pelo menos é o que dizem os European Greenways Awards, que a colocam na terceira posição na categoria de excelência. À sua frente aparecem a Vennbahn, na Bélgica, e a primeira ecopista da Sérvia, em Uzice. Porquê? Porque são 16 km de pista, situadas entre Valença e Monção, Criada a partir de troços de canais ferroviários, na ecopista do rio Minho vai deliciar-se a andar de bicicleta no Minho.

Uma vez desativado o ramal ferroviário que ligava Valença a Monção, essa zona foi sofrendo uma progressiva degradação. Num esforço de recuperação, os Municípios de Monção e de Valença estabeleceram protocolos com a Refer para que fosse criada uma Ecopista destinada ao Cicloturismo e a passeios pedonais. Assim aconteceu em 2004, o que tornou esta via ecológica na segunda em Portugal a aproveitar antigas linhas ferroviárias.

Estes prémios são entregues de dois em dois anos e a ideia é que incentivem a criação de percursos pedestres ou ciclovias.

Veja também: