Publicidade:

Acertar o Rumo para iniciar carreira em programação

Acertar o Rumo é um programa de reconversão profissional e tem 25 vagas para quem quiser começar uma carreira em programação.

Acertar o Rumo para iniciar carreira em programação
Candidaturas até 17 de junho

O programa Acertar o Rumo é uma iniciativa promovida em parceria pela Critical Software e a Universidade de Coimbra. O início do programa está previsto para setembro e as candidaturas podem ser feitas até 17 de junho.

Este programa de reconversão profissional tem 25 vagas disponíveis, destinadas a profissionais que pretendam mudar o seu percurso profissional e ingressar na área das tecnologias da informação.

Paula Gomes da Costa, da Critical Software, diz que “o défice de recursos especializados nas tecnologias da informação é um problema que afeta vários mercados e Portugal também enfrenta este desafio. Estima-se que, em 2020, existirão 15 mil postos de trabalho por preencher no país”. Nesse sentido, “o programa Acertar o Rumo pretende ajudar a responder a esta necessidade das empresas e a dar novas oportunidades a profissionais de outras áreas”, concluiu.

Acertar o Rumo: candidaturas


O programa foca a reconversão profissional, a requalificação, a promoção de novas oportunidades de carreira profissional para quem tem um curso superior de base lógico-matemática com baixa empregabilidade.

O programa formativo é desenvolvido em parceria pela Critical Software e a Universidade de Coimbra e consiste em cerca de três trimestres de fase letiva, lecionada pelos docentes do Departamento de Engenharia Informática da Universidade de Coimbra, seguidos de um estágio remunerado de 12 meses numa das várias empresas parceiras, como a Present Technology, a Everys ou a AIRC, entre outras.

Podem candidatar-se pessoas com formação superior concluída – licenciatura, no mínimo, independentemente da área da formação, com conhecimentos de Tecnologias de Informação na ótica do utilizador e conhecimentos de Inglês.

São procurados candidatos “com características excecionais, que não estejam a tirar partido das suas competências, para que cresçam e se envolvam em projetos de desenvolvimento de software, onde existe uma ampla carência de profissionais qualificados”.

As características ideais dos candidatos são:

  • Raciocínio analítico, boa preparação matemática;
  • Capacidade de trabalhar em equipa;
  • Facilidade de comunicação;
  • Orientação para os resultados;
  • Capacidade de gestão de tempo;
  • Motivação para as tarefas de programação.

Esta vai ser a 7ª edição da iniciativa, que conta já com 150 profissionais formados em edições anteriores. Se pretende saber mais ou candidatar-se consulte a página do programa Acertar o Rumo.

Veja também:

Inês Silva Inês Silva

Licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade da Beira Interior e com uma pós-graduação em Assessoria de Comunicação pela Escola Superior de Jornalismo do Porto, o seu percurso profissional foi sempre na área da comunicação com a criação dos mais diversos tipos de conteúdos.

Saiba tudo sobre emprego