Ekonomista
Ekonomista
27 Fev, 2023 - 11:32

Conforama avança com novo marketplace em Portugal

Ekonomista

Com a nova plataforma digital, a Conforama expande a sua presença em novas categorias como têxtil, banho, bebés, desporto e pets.

Loja Conforama

A Conforama, empresa de equipamento e decoração para o lar, transforma a sua plataforma digital de e-commerce num novo marketplace, com o objetivo de continuar a expandir a sua variedade de produtos, sob o seu compromisso de apostar em produtos de diferentes gamas e de diferentes estilos, e em converter-se no maior centro comercial de produtos para o lar.

David Almeida, CEO da Conforama, explica que “o lançamento do marketplace está totalmente alinhado com a nossa estratégia de crescimento, centrada em oferecer aos nossos clientes a maior e melhor oferta de produtos para o lar, além de continuar a crescer de forma sólida e em torno do digital, de onde já recebemos mais de 115 mil pedidos por ano em toda a Península Ibérica, cerca de 44 mil em Portugal”.

A abertura da utilização da plataforma digital da Conforama a terceiros, que vai ao encontro da tendência dos consumidores que apostam cada vez mais no e-commerce para as suas compras, não só vai permitir uma mais vasta e variada oferta de produtos, como vai permitir que a empresa tenha a oportunidade de entrar em novas categorias de produto.

Pela primeira vez, e de forma gradual, produtos nas categorias têxtil, banho, bebé, desporto e animais de estimação vão passar a fazer parte do portefólio da Conforama, de forma a reforçar o seu posicionamento como empresa de referência.

Neste sentido, a previsão, é atingir os 100 mil produtos no primeiro ano do lançamento, com produtos de mais de 300 marcas, e alcançar um milhão em cinco anos, com uma montra de mais de 2 mil marcas.

Este volume de produtos, que vai aumentar a um ritmo superior a mil produtos por semana, contribui para a proposta diferenciadora da Conforama de oferecer as tendências do momento numa vasta variedade de produtos e estilos para o lar, garantido uma relação de preço qualidade competitiva e ajustada a cada necessidade.

Estratégia de digitalização

O lançamento do Marketplace faz parte da estratégia de digitalização que a empresa de retalho tem vindo a implementar e que acelerou no último ano. Para Marta Gil, diretora de Marketing da Conforama, “mantendo o nosso modelo de comercialização híbrido, com 56 lojas em Espanha e Portugal e um canal de e-commerce próprio, queremos impulsionar a plataforma”.

Atualmente, em ambiente online, a Conforama já recebe 115 mil encomendas por ano, e para 2023, estima-se que 10% do total de vendas online provenham do marketplace. Um número que em cinco anos se espera que se chegue aos 25 a 30%. Além disso, com esta grande aposta a Conforama espera que o Marketplace venha a representar entre 30 e 50% do volume de negócio da empresa.

“A nossa experiência e a notoriedade da marca, bem como o acesso a tecnologia segura e eficiente, representam uma grande oportunidade para os diferentes fornecedores externos que desejam juntar-se ao nosso mercado”, salienta David Almeida. Com este novo espaço, a Conforama quer continuar com o seu compromisso de impulsionar o mercado local e pretende ter uma rede de fornecedores no marketplace composta por 50% de empresas nacionais.

Numa primeira fase, o marketplace da Conforama arrancou no mercado espanhol com mais de 15 mil produtos disponível. Este mês, arranca em Portugal com 5000 produtos disponíveis em https://www.conforama.pt

Os serviços digitais da Conforama permitem complementar as suas lojas físicas, onde se mantém o aconselhamento personalizado e profissional de especialistas. Em 2022, já foram realizados vários projetos de digitalização, como o lançamento da App e do serviço e-commerce, que atualmente inclui serviços como Click&Collect, Drive&Collect e Home Delivery, bem como vendas por telefone.

Veja também