Inês Silva
Inês Silva
03 Out, 2017 - 05:00

Estágios na Europa: saiba como candidatar-se

Inês Silva

A primeira fase de candidaturas a estágios na Europa já está aberta e são várias as instituições europeias à procura de jovens.

Estágios na Europa: saiba como candidatar-se

O Parlamento Europeu, a Europol, o Conselho Europeu e muitas outras instituições da União Europeia têm oportunidades de estágios na Europa para quem queira ganhar experiência e trabalhar em instituições de referência.

A primeira fase de candidaturas a estes estágios na Europa termina a 16 de outubro e os candidatos selecionados vão iniciar o estágio profissional entre 1 de fevereiro a 30 de junho de 2018.

Entre 15 de janeiro e 15 de março do próximo ano, vai decorrer a segunda fase de candidaturas para estágios com início entre 1 de setembro de 2018 a 31 de janeiro de 2019.

Estes estágios são remunerados e, dependendo da instituição em que são colocados, os estagiários vão receber subsídios que variam entre os 300 euros e os 1.200 euros mensais.

Para candidatar-se a estes estágios na Europa, deverá ter mais de 18 anos de idade; ter conhecimentos sólidos de inglês, francês ou alemão, ser cidadão da União Europeia ou de países em pré-adesão e, apesar do tão falado Brexit, os cidadãos do Reino Unido também são candidatos elegíveis; ter licenciatura, preferencialmente nas áreas de Direito, Economia, Relações Internacionais ou Ciência Política.

Se ainda não tiver terminado a licenciatura, pode candidatar-se desde que acabe o curso antes de iniciar o estágio.

No site do Parlamento Europeu irá encontrar toda a informação necessária para candidatar-se a estágios na Europa. O formulário de candidatura está disponível em inglês e francês, o que implica que terá que conhecer bem um destes idiomas para concorrer.

A seleção dos candidatos terá por base a informação disponibilizada no formulário de candidatura. No entanto, não corra riscos e prepare-se para uma entrevista por telefone ou Skype.

Na referida página também vai encontrar o seguinte aviso: o Parlamento Europeu recebe um enorme número de candidaturas, para evitar sobrecarregar o sistema, não espere até ao último dia para submeter a sua candidatura. Por isso, não perca tempo, candidate-se já!

Veja também: