Júlia de Sousa
Júlia de Sousa
24 Jun, 2016 - 09:06

Emprego em Marte… sim, é uma possibilidade

Júlia de Sousa

Não, não é piada. A NASA está a recrutar para Marte.

Emprego em Marte… sim, é uma possibilidade

Pode parecer ficção científica, mas é mesmo verdade. A NASA está a recrutar para Marte

Ainda não é para já, mas as possibilidades estão a caminho. A prova disso mesmo é o conjunto de cartazes divulgados pela agência espacial norte-americana, que visam atrair potenciais colonos para Marte. 

Mas se pensa que as ofertas são para astronauta ou algo semelhante, está enganado. Em aberto estão vagas de emprego para professores, peritos, agricultores e outras profissões. 

Tudo faz parte de uma campanha da NASA, que ainda que não tenha como objetivo a real colonização de Marte, a médio prazo, pretende – isso sim – fazer com que as pessoas imaginem como seria a vida no planeta vermelho. 

Os oito cartazes, agora expostos no Centro Espacial Kennedy, fazem parte de uma coleção total de 16 cartazes, referentes a vários planetas, luas e meteoros do Sistema Solar criados em 2009, para uma exibição no Complexo do Visitante no Centro Espacial Kennedy. Desde então os cartazes estiverem bem guardados, mas voltaram a ver a luz do dia como forma de colocar novamente a ida a Marte nos planos da NASA. 

A iniciativa surge no seguimento da já promovida no início deste ano, que tinha como objetivo promover o turismo espacial. 
A colonização de Marte é mais do que assunto de filme de ficção. A NASA apresentou em 2015 um plano de três etapas para colonizar o planeta vermelho, onde avança que não prevê ter pessoas a viver e trabalhar em Marte antes de 2030.

Este será mesmo o grande senão destas ofertas de trabalho. É que ainda que possa preparar (e até enviar) a sua candidatura, não há perspetivas de quando possa começar a exercer. 

Até lá pode ver os cartazes. Aceda aqui

Veja também: