Fernanda Silva
Fernanda Silva
22 Mai, 2018 - 07:46

Emprego: nadador salvador? Saiba por onde começar

Fernanda Silva

Quer ser nadador salvador e não sabe por onde começar? Nós dizemos-lhe o que é preciso para conseguir emprego de nadador salvador.

Emprego: nadador salvador? Saiba por onde começar

O Nadador Salvador é uma pessoa habilitada com o curso de nadador salvador certificado ou reconhecido pelo Instituto de Socorros a Náufragos que tem como função informar, prevenir, socorrer e prestar suporte básico de vida em praias de banhos, em áreas concessionadas ou em piscinas, entre outros. Por isso, se quer conseguir emprego de nadador salvador tem, antes de mais, de ter esta formação.

Como conseguir um emprego de nadador salvador?

De acordo com a Lei nº 68/2014 de 29 de agosto, um nadador salvador devidamente formado está apto a identificar tipos, características e utilização dos diferentes equipamentos de salvamento aquático; utilizar as técnicas de operação de sistemas de comunicação; utilizar as técnicas de salvamento aquático; utilizar o suporte básico de vida adaptado ao meio aquático; utilizar as técnicas de salvamento aquático em áreas de água doce; utilizar as técnicas de salvamento aquático específicas para salvamento em piscinas e recintos aquáticos; utilizar as técnicas de simulação de acidentes em ações de prevenção; e ainda utilizar os meios complementares em contexto do socorro a náufragos e da assistência a banhistas.

Para se candidatar ao curso precisa de ter mais de 18 anos, ter robustez física e perfil psíquico para o exercício da atividade de nadador-salvador; possuir a escolaridade mínima obrigatória, dominar a língua portuguesa e ter alguns conhecimentos de língua inglesa.

Antes de ingressar neste curso que lhe pode conseguir o emprego de nadador salvador desejado precisa de passar num exame de admissão com algumas provas. É preciso:

  • nadar 100 m livres, excepto decúbito dorsal, no tempo máximo de 1 minuto e 50 segundos;
  • ser capaz de praticar natação subaquática durante o tempo mínimo de 20 segundo;
  • nadar 25 metros em decúbito dorsal, no tempo máximo de 1 minuto e 50 segundos;
  • apanhar dois objetos a uma profundidade mínima de 2 metros;
  • percorrer uma distância de 2400 metros em terreno sensivelmente plano num tempo máximo de 14 minutos.

Se cumpre tudo isto está apto a conseguir um emprego de nadador salvador. Saiba quais os cursos em aberto no país aqui.

Veja também: