Fernanda Silva
Fernanda Silva
06 Fev, 2017 - 12:19

Ministério abriu concurso para contratar 400 oficiais de justiça

Fernanda Silva

Já foi publicado o concurso para reforçar o número de oficiais de justiça nas secretarias dos tribunais e nos serviços do Ministério Público.

Ministério abriu concurso para contratar 400 oficiais de justiça

O Ministério da Justiça quer reforçar os meios humanos nos tribunais, adequando-os aos ajustamentos efetuados ao Mapa Judiciário e ao programa de modernização Justiça + Próxima.

Por isso, lançou um concurso, já publicado em Diário da República, para contratar 400 oficiais de justiça um pouco por todo o país.

“A admissão de novos oficiais de justiça é um passo importante para uma categoria profissional cuja capacidade de resposta foi fragilizada nos últimos anos, em função da redução do número de efetivos, e insere-se num conjunto mais amplo de medidas destinadas a reforçar a capacidade dos tribunais, nomeadamente pela regularização do ingresso de magistrados e pela aposta na modernização das secretarias judiciais e dos serviços do Ministério Público”, explica o Ministério em comunicado.

A mesma fonte lembra que já foi também autorizada a abertura de um novo concurso de ingresso no Centro de Estudos Judiciários para o preenchimento de 126 lugares de auditores de justiça, sendo 42 vagas para a magistratura judicial e 84 para a magistratura do Ministério Público. Por outro lado, o Governo quer lançar medidas para simplificar os processos administrativos de forma a atenuar o volume de trabalho dos oficiais de justiça.

Para se candidatar precisa de ter o curso de técnico de serviços jurídicos; o curso de técnico superior de justiça, ministrado pela Universidade de Aveiro; ser licenciado em Direito ou Solicitadoria, tendo completado — nas secretarias dos Tribunais, nos serviços do Ministério Público ou em equipas de recuperação processual — o Programa de Estágios Profissionais na Administração Central; ou ter o 12.º ano de escolaridade e ter exercido, durante pelo menos um ano completo, funções integrantes dos conteúdos funcionais das carreiras de oficial de justiça.

O vencimento base oferecido é de 782,68 euros. As candidaturas estão abertas por 15 dias úteis e terminam a 16 de fevereiro. Consulte aqui o concurso e obtenha a ficha de inscrição. 

Veja também: