Hugo Moreira
Hugo Moreira
26 Jun, 2012 - 00:00

Empresas com crédito malparado

Hugo Moreira

De acordo com dados do Banco de Portugal, um quarto das empresas tem crédito malparado, e não tem parado de crescer. Aliado ao malparado temos o aperto do crédito às empresas, com a banca a fechar a torneira do crédito.

Empresas com crédito malparado

No primeiro trimestre do ano, o financiamento da banca às empresas baixou pelo quarto trimestre consecutivo, chegando ao valor mais baixo desde 2008.

Estes dados do Banco de Portugal revelam também que além da torneira do crédito a empresas ter fechado, também cresce o crédito malparado nas empresas, com uma em cada quatro a falhar com os seus compromissos financeiros junto da Banca.

Ainda de acordo com as estatisticas do Banco de Portugal, o endividamento médio das empresas voltou também a cair no primeiro trimestre de 2012, atingindo os 482,3 mil euros, um valor que não se verificava desde Junho de 2008.

Em Portugal, a troika está particularmente preocupada no que respeita ao sistema financeiro com o endividamento das empresas, as restrições ao crédito e a subida do malparado e a partir deste trimestre estará mais atenta a estes factores.