Júlia de Sousa
Júlia de Sousa
10 Out, 2016 - 08:33

Ensino secundário online para maiores de 18 anos

Júlia de Sousa

Os maiores de 18 anos vão poder terminar o ensino secundário à distância.

Ensino secundário online para maiores de 18 anos

A partir de agora vai ser possível, para os maiores de 18 anos, terminarem o ensino de secundário à distância.

O Ministério da Educação lançou um projeto-piloto de ensino recorrente feito à distância que vai possibilitar a conclusão do ensino secundário à distância.

Para já, a medida vai ser testada apenas no curso de Línguas e Humanidades em duas escolas: na Secundária de Camões, em Lisboa, e no Agrupamento de Escolas de Mangualde, segundo avançou o Ministério da Educação ao jornal Diário de Notícias.

A medida pretende captar jovens com mais de 18 anos que não tenham o ensino secundário completo e que estejam impossibilitados de assistir às aulas. Desta forma, possibilita-se assim que quem trabalha possa voltar para estudar e terminar pelo menos a escolaridade obrigatória.

As sessões (ou aulas) vão ser feitas através do computador, ligando em sessão síncrona alunos e professor. Além destas, existirão ainda outras, as sessões assíncronas, nas quais os estudantes e professores utilizam as tecnologias em tempos diferentes, como explica a portaria publicada em Diário da República.

Esta medida insere-se no âmbito do ensino recorrente a distância, que faz parte do Programa Qualifica, criado com o intuito de aumentar as qualificações dos portugueses. Segundo as estatísticas, 62% da população portuguesa (cerca de três milhões de pessoas) com idades entre os 25 e os 64 anos não completaram o ensino secundário.

A Secundária de Camões – que anuncia a medida com o mote “o ensino secundário à distância de um clic” – espera uma participação de 40 a 50 alunos. 

Veja também: