Clara Henriques
Clara Henriques
29 Set, 2015 - 08:00

Estado conseguiu cobrar mais impostos e vai premiar portugueses

Clara Henriques

Há mais dinheiro nos cofres do Estado, devido principalmente ao programa de execução fiscal. Saiba que benefícios poderá isso trazer aos portugueses.

Estado conseguiu cobrar mais impostos e vai premiar portugueses

O intensivo combate à fraude que tem sido praticado pelo atual Governo, nomeadamente através do programa E-Fatura, tem revelado resultados muito positivos que são agora divulgados. Hoje em dia, e segundo notícia avançada, são mais de “5,4 milhões por dia que o Estado está a cobrar em impostos em relação ao ano passado, sendo que os números da execução orçamental mostram que, até agosto deste ano, a receita subiu 1,3 milhões de euros comparativamente com 2014”. A boa notícia para os contribuintes portugueses é que, deste valor, “cerca de 260 milhões vão regressar ao bolso de mais de dois milhões de contribuintes, através do crédito fiscal que será pago em 2016”.

Desta forma, o Estado orgulha-se de ter ultrapassado já em agosto o objetivo que tinha definido para 2015. Em comunicado, sabe-se que “para além do sucesso da E-fatura, também a receita de IRC subiu 12,4% graças à recuperação económica e à fiscalização mais apertada de stocks e inventários”.

Segundo a previsão do Estado, “o crédito fiscal passará dos 25% divulgados em junho, para 35,3%, sendo que a sobretaxa de IRS vai passar, já em janeiro, dos 3,5 para 2,3%”.

Em jeito de término, é importante ressalvar que “a atividade económica, em particular os restaurantes, cafés e hotéis, permitiu ao fisco cobrar mais 200 milhões de imposto”, o que em muito ajudou às contas finais.


Veja também: