Publicidade:

Estimativas do consumo de eletricidade acabam em 2021

Dia 1 de janeiro de 2021 é a data limite estabelecida pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.

Estimativas do consumo de eletricidade acabam em 2021
Contadores inteligentes acabam com estimativas na fatura da luz

As estimativas do consumo de luz vão deixar de existir a partir do dia 1 de janeiro de 2021. Essa foi a data limite estabelecida pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) após ter aprovado o Regulamento dos Serviços de Redes Inteligentes de Distribuição de Energia Elétrica.

Ou seja, a partir desse dia, os contadores inteligentes (smart meters) já têm de estar vocacionados para comunicar à rede os consumos reais dos consumidores, deixando os comercializadores de poder enviar faturas com base em estimativas.

De acordo com o Regulamento já aprovado, a introdução do sistema inteligente será gradual, “havendo uma fase inicial de implementação, transitória, que se estende até 31 de dezembro de 2020”.

A ERSE entende ainda que o acesso aos consumos detalhados do consumidor só se fará com o seu consentimento, no caso das pessoas singulares, de acordo com as regras de proteção de dados pessoais.

Veja também:

O E-Konomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro. O E-Konomista não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui qualquer garantia nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se pretender sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].