Ekonomista
Ekonomista
25 Fev, 2019 - 11:03

Se estuda e vive no Porto não vai pagar STCP e Metro a partir de setembro

Ekonomista

Medida da Câmara do Porto abrange residentes/estudantes até aos 15 anos e será implementada no início do próximo ano letivo.

Se estuda e vive no Porto não vai pagar STCP e Metro a partir de setembro

No âmbito do PRAT – Plano de Apoio à Redução do Tarifário dos Transportes Públicos -, a Câmara do Porto vai implementar um sistema que permitirá aos seus residentes/estudantes entre os 13 e os 15 anos a não pagar qualquer valor quando se deslocarem em transportes públicos na cidade.

Prevê-se que a medida, que entra em vigor em setembro, chegue a cerca de 8 mil estudantes e junta-se à gratuitidade que deverá ser aplicada até aos 12 anos em toda a rede de transportes públicos da Área Metropolitana.

A autarquia entende que estas medidas serão mais-valias para a componente de mobilidade, mas também na promoção de estilos de vida mais sustentáveis, ambientalmente responsáveis e promotores da utilização do transporte público em detrimento da utilização do transporte individual.

O PRAT vai possibilitar ainda a implementação do passe único para os restantes munícipes, com o valor de 30 euros dentro da cidade do Porto e de 40 euros para as viagens intermunicipais.

Veja também: