Publicidade:

Os melhores eventos do Dia da Mulher

Fizemos uma curta, mas incrível lista com os melhores eventos do Dia da Mulher. Fique a conhecê-la e aponte já na agenda onde vai ser a comemoração.

Os melhores eventos do Dia da Mulher
Porque elas merecem

Dia Internacional da Mulher assinala-se neste 8 de março com iniciativas por todo o país que destacam o contributo da mulher numa sociedade em que ainda persistem as desigualdades de género a nível salarial e no acesso ao trabalho.

Dados do Eurostat revelam que Portugal foi o país da União Europeia em que o fosso salarial entre homens e mulheres mais cresceu entre 2011 e 2016 (4,6%). Para assinalar a efeméride, a base de dados estatísticos Pordata destacou treze factos sobre homens e mulheres de Portugal no panorama europeu, entre os quais a escolaridade.

“No âmbito da UE-28, tanto os homens como as mulheres portuguesas ficam mal na fotografia da escolaridade”, referem os dados, sublinhando que, em 2016, 43% de homens e 50,5% de mulheres tinham pelo menos o ensino secundário. No caso das mulheres, com exceção de Portugal e Malta, em todos os outros países, mais de 60% detém pelo menos o ensino secundário, sublinham os dados.

Dia da Mulher: panorama europeu das diferenças sociais


Nos vários países da UE, a taxa de emprego masculina é sempre superior à feminina. Contudo, há países onde essa diferença é menor, como a Suécia e Finlândia (abaixo de 7 pontos percentuais). Em sentido oposto, as maiores diferenças são assinaladas em Malta, Itália, Roménia e República Checa (acima de 17 p.p), refere a Pordata, observando que Portugal, com uma diferença da taxa de emprego entre sexos na ordem dos 10 p.p, encontra-se mais próximo do primeiro grupo de países.

Os dados apontam também que, em 2016, Portugal, com 14% de mulheres empregadas a tempo parcial, ocupava o 17º lugar entre os países da UE, “muito distante” de países como a Holanda (77%), Áustria (48%) ou Alemanha (47%). No caso dos homens, com 10% a trabalhar a tempo parcial, Portugal ocupava o 11º lugar, bem mais próximo dos países que lideram esta lista: Holanda (28%), Dinamarca (19%) e Suécia (15%).

Recorde-se que foi em 1975 que as Nações Unidas promoveram o Ano Internacional da Mulher e dois anos mais tarde, em 1977, proclamaram o dia 8 de março como o Dia Internacional da Mulher

Eventos do Dia da Mulher a não perder


O Dia Internacional da Mulher comemora-se já neste 8 de março e o país enche-se de festejos para celebrar o papel e a importância “delas” na sociedade. Por todo o país, as mulheres vão ser homenageadas em várias iniciativas, como lançamento de livros, palestras e conferências.

Descubra aqui alguns dos melhores eventos do Dia da Mulher.

Debate: Dia da Mulher

dia da mulher

A Sociedade de Debates da Universidade do Porto quer debater o papel da mulher na sociedade atual e a importância de ainda existir um dia só para “ela”. “Ao longo dos anos, tem havido uma notória evolução na igualdade de género e no direito das mulheres, mesmo assim, muitos consideram que ainda há um longo caminho a percorrer.

Movimentos como “Me too” e “time’s up” estão a ganhar muitos apoiantes, mas também opositores – não fosse o feminismo um dos tópicos mais controversos da atualidade. Por isso mesmo, sendo visível uma grande divisão de opiniões quando debatido, este encontro promete fervilhar.

Onde e quando? O debate começa às 18 horas, na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto.

Lançamento de livro

No Estabelecimento Prisional de Tires vai ser lançado o livro “Mãos de esperança”, numa cerimónia promovida pela Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, que conta com a presença da ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, e a procuradora-geral da República, Joana Marques Vidal.

O livro “Mãos de Esperança” é um projeto fotográfico da mestre Rosa Reis, que congrega 65 fotografias e mostra os anos de vida da cadeia de Tires, procurando retratar o quotidiano das reclusas através das “suas mãos, de gestos e de ambientes”.

Miguel Gameiro – Maria

miguel gameiro

Miguel Gameiro quer aproveitar a efeméride para apresentar o novo disco, intitulado “Maria”. A nova obra do artista português pretende celebrar o papel da mulher e conta com a participação de algumas vozes femininas bem conhecidas do público português.

Onde e quando? A apresentação do disco terá lugar no Salão Preto e Prata no Casino Estoril.

Educação e ciência em debate

Cinco investigadoras portuguesas e cinco deputados da comissão de Educação e Ciência vão estar à conversa com estudantes do Ensino Secundário dos Liceus Pedro Nunes e Passos Manuel na Academia das Ciências de Lisboa. Promovida pela Ciência Viva e a Academia das Ciências de Lisboa, a iniciativa pretende homenagear as mulheres cientistas, que representam 45% do total de investigadores em Portugal.

Moda Lisboa

fashion lisboa

O Pavilhão Carlos Lopes volta a receber mais uma edição do Lisboa Fashion Week. Um evento que terá início no dia da Mulher, prolongando-se até domingo, dia 11 de março.

Eros Porto 2018

feira eros

O evento mais erótico de Portugal tem início marcado para o Dia da Mulher, com a abertura das portas marcada para as 15 horas. O preço de entrada está fixado nos 15 euros – valor algo módico para tudo aquilo que o salão oferece.

Maria Lamas

No âmbito das comemorações do 8 de março e dos seus 50 anos, o Movimento Democrático de Mulheres lança o “Vida e Obra de Maria Lamas – atualizar o pensamento, abalar a indiferença”.

Veja também: