Luana Freire
Luana Freire
04 Jul, 2017 - 09:10

Exames nacionais online já em 2018/2019

Luana Freire

O Simplex + 2017 entrou em vigor com novas medidas, entre elas, a iniciativa de arrancar com exames nacionais online já no próximo ano.

Exames nacionais online já em 2018/2019

Em 2018, os alunos que estiverem a frequentar o 8º ano de escolaridade devem fazer a estreia de um novo sistema de realização de exames nacionais, que contempla o tratamento de respostas na Internet. Esta será a rampa de lançamento de algo maior: a expansão da realização de testes feitos online, a partir do computador. O objetivo é não só que as respostas dos exames sejam tratadas através de ferramentas de informática, mas também que os alunos realizem as provas de avaliação em frente ao ecrã, no futuro próximo.

Em 2018, a iniciativa do Governo, que faz parte das 173 novas medidas lançadas através do programa Simplex + 2017, deverá ser testada apenas no tratamento das respostas às provas realizadas por alunos do 8º ano.

De acordo com o jornal Público, ainda não é possível saber ao certo em que ano letivo, em quais níveis de escolaridade e em que formatos vão ser realizados os exames nacionais no futuro. Mas a mesma publicação informa que o Governo já admitiu lançar um projeto-piloto que vai permitir testar a viabilidade da iniciativa em questão.

Exames nacionais online: menos custos, mais rapidez

Com a medida implementada, e sendo os exames nacionais realizados online, o executivo já antecipou que será possível reduzir os custos com papel. Para além da poupança, a iniciativa pretende acelerar o tempo gasto com a correção dos exames e divulgação das notas. No futuro, o novo sistema vai permitir que existam ferramentas automáticas para a correção de perguntas de resposta fechada.

Para somar vantagens, o Governo também prevê que os casos de dupla classificação sejam mais facilmente evitados, uma vez que o trabalho dos professores que corrigem as respostas dos alunos deverá ser monitorizado.

O que é o Simplex?

O Simplex, lançado em 2006, é uma estratégia de modernização administrativa transversal ao Governo e aos serviços da administração pública (central e local). Durante o seu percurso, foram implementadas algumas das medidas de simplificação que mais impacto positivo tiveram na vida dos cidadãos e das empresas – como o cartão de cidadão, a empresa na hora e o licenciamento zero.

A nova edição do programa, o Simplex + 2017, já entrou em vigor com um novo pacote de medidas de digitalização do Estado e desburocratização. As medidas têm vindo a ser lideradas pelo Gabinete da ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques.

Veja também: